X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

De Edison a Apple, a Inovação é sempre baseada em cópias e remixes [Vídeo]

Thomas Edison e como as ideias são criadas no Jornal Do Empreendedor

O segredo de uma boa invenção: Remix. Conectar os pontos entre outras invenções, misturar tudo, selecionar e produzir. Assista ao último vídeo da série “Everything is a Remix” aqui no Jornal do Empreendedor.


Thomas Edison e como as ideias são criadas no Jornal Do Empreendedor

E você que se achava um imbecil perto dele...

Na série Everything is a Remix, Kirby Ferguson fala sobre como os avanços culturais são remixes.

Como as grandes idéias acontecem? Embora o que você tenha sido levado a acreditar, as grandes idéias não resultam de pura genialidade, inspiração divina ou eventos de queda de maça em sua cabeça. De acordo com o vídeo incrível de Kirby Ferguson, elas são a culminação de um processo que começa com algo que tratamos com escórnio: o ato de copiar. Ninguém começa com uma genialidade original, diz Ferguson. Veja Bob Dylan por exemplo: ninguém falaria que ele é um artista derivativo agora, porém o seu primeiro álbum continha 11 covers.

 

Everything is a Remix Part 3 from Kirby Ferguson on Vimeo.

 

Isso significa que para se criar algo novo, sempre se precisa transformar invenções existentes. Um exemplo: Thomas Edison não inventou a lâmpada mas produziu a primeira viável – depois de experimentar 6.000 materiais diferentes para um filamento. Sem ser eventos isolados, as inovações são parte de um continuum de invenções de diferentes pessoas.

E as coisas começam a ser realmente interessantes quando são combinadas para se criar algo realmente maior que a soma das partes. Aqui, Ferguson usa a evolução do computador pessoal para ilustrar como a Xerox pavimentou a fundação para a criação dos Macs da Apple que misturou a idéia da interface gráfica primeiramente vista no Alta da Xerox e no Star 8010, com a idéia do computador como um aparelho doméstico. Se você estiver com pressa, vá até a marca de 3 minutos no vídeo para pular a introdução e ver o estudo.

Este é o terceiro vídeo de uma série de quatro partes entitulada de “Everything is a Remix”, que explora a apropriação por toda a cultura. A parte 4 será lançada em breve.

Assista aos outros vídeos da série “Everything is a Remix” aqui.

Post de Berlinda Banks na FastCompany.

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo