X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Designer transforma fitas do Bonfim em roupas e decoração


 Salvador – Papel em uma mão, lápis na outra e máquina de costura ao lado. Cheia de criatividade, Nea Santtana, de 27 anos, já dominava a arte da costura desde pequena. O ofício aprendeu com a mãe, dona Maria do São Pedro, professora de corte e costura, que despertou nela a paixão por moda e estilo. Acostumada a acompanhá-la em diversos festejos religiosos, a hoje estilista confere a técnica desenvolvida, de criar tecido a partir das fitas do Senhor do Bonfim, às referências estéticas e étnicas.

Aos 13 anos, a designer foi convidada a assumir o ateliê de dona Maria, no Centro Histórico de Salvador. Responsável por realizar várias pesquisas e desenhar todas as peças, em 2007 resolveu aprofundar ainda mais seus conhecimentos em um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Criou uma coleção que simboliza a tradição e o misticismo baiano. A fita do Senhor do Bonfim passou a ser o elemento principal para a criação de mais de 50 produtos, como bolsas, sandálias, sapatilhas, eco bags, puffs e forro para almofadas.

Já consolidada no mercado, Nea Santtana percebeu a necessidade de ampliar seu negócio e buscou a formalização junto ao Sebrae na Bahia. “As pessoas não davam muito crédito por não termos Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e perdi muitos trabalhos por conta desta situação. Depois de me tornar microempreendedora individual (MEI), enxerguei inúmeras possibilidades de crescer e conquistar novos mercados aqui e no exterior, participando de feiras e rodadas de negócios. Antes, não pensava de maneira estratégica, não estabelecia metas e nem desafios”, revela.

Também microempreendedor individual, o designer gráfico João Torquato, de 31 anos, marido de Nea Santtana, tem contribuição efetiva para o sucesso do negócio. A partir da expertise em comunicação, João cuida da elaboração das peças gráficas, manutenção do blog, vídeos para as redes sociais e peças de promoção para divulgação. “Se não fosse o Sebrae, não teria condições também de assumir a parte de gestão empresarial. A partir desse contato, percebemos a necessidade de termos uma ficha técnica descrevendo cada produto, seus insumos e o custo de cada item”, explica João Torquato.

A ideia do casal é aproveitar as potencialidades do trabalho – que consiste na criação de roupas, acessórios e artigos de decoração utilizando a fitinha do Senhor do Bonfim –  para apresentar uma linha de produtos direcionada à Copa do Mundo da FIFA 2014. “Se com uma fita você pode fazer três pedidos, imagine o que você pode conquistar e fazer com várias fitas. É se vestir de sorte e realizar vários sonhos”.

A possibilidade de combinar cores, a originalidade e a característica elegante dos produtos fizeram com que a jovem estilista participasse de mais de 15 desfiles. No carnaval de 2008, o Rei Momo magro Clarindo Silva vestiu um terno seu todo confeccionado em fitas do Senhor do Bonfim.

Salário mínimo

A partir de janeiro, passou a vigorar o novo salário mínimo de R$ 678. Portanto, a contribuição do Microempreendedor Individual para o INSS passa a ser de R$ 33,90 por mês. O primeiro boleto de 2013, referente a janeiro, já será emitido com esse novo valor e o vencimento é no dia 20 de fevereiro.

Para ser um MEI basta procurar orientação em um dos pontos de atendimento do Sebrae ou acessar o site do Portal do Empreendedor.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot