X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresa mineira é referência em eficiência energética


Rio de Janeiro – Engenheiros, psicólogos, administradores, biólogos, jornalistas, arquitetos, tecnólogos e cooperativistas. Esse é o time do Instituto Bioterra, uma equipe multidisciplinar especialista em eficiência energética. Nascida em Belo Horizonte em 2004, a empresa é uma das expositoras do Espaço Sebraetec na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.  O ambiente apresenta práticas sustentáveis de vanguarda em soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Sebrae.

“Estamos aqui para mostrar que é possível usar a energia de forma sustentável dentro das micro e pequenas empresas. Nossa missão é chegar a uma gestão enérgica responsável, por meio de pesquisas e ações pontuais, sempre com foco na educação e também acompanhamento de resultados”, explica Luiz Carlos Diniz, engenheiro eletricista e presidente do Instituto.

Entre as ações pontuais descritas por Luiz Carlos estão avaliações em cabos, condicionamento de ambientes por meio natural, sem uso de ar-condicionado convencional, e até medições das emissões de raios ultravioleta. Outro ponto forte da instituição é o uso da iluminação como aliada na promoção de uma empresa, nas fachadas, por exemplo.

Com 75 funcionários e mais de cinco mil empresas atendidas, Luiz Carlos Diniz afirma que com os serviços do Instituto Bioterra é possível uma diminuição de até 20% na conta mensal de luz. O serviço custa em média R$ 6,5 mil por empresa e o Sebrae, por meio do Sebraetec, subsidia até 80% do investimento.

Rio+20

Há 40 anos, o Sebrae promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável da micro e pequena empresa. Sustentabilidade é empreendedorismo, eficiência, inovação, gestão, lucro e responsabilidade social e ambiental. Por isso, o Sebrae é parceiro oficial da Rio+20.

O Sebrae é uma agência de fomento e assistência técnica aos pequenos negócios, que correspondem a 99,1% das empresas brasileiras, mais de 2,3 milhões de empreendedores individuais e 4,4 milhões de agricultores familiares. Isso equivale a mais de 37 milhões de pessoas comprometidas com o empreendedorismo no país.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Instituto Bioterra
http://www.institutobioterra.org.br
(31) 2127-4510

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo