Brasília – O empresário Cláudio Henrique de Faria conta que, há pouco mais de uma década, não imaginava que um dia seria dono de três panificadoras. Ele e o cunhado eram sócios na administração de um motel no Setor de Indústria e Abastecimento e estavam envolvidos também na construção do Shopping Flamingo, na região administrativa de Sobradinho (DF).
Quando o shopping ficou pronto, em 2001, os empresários encomendaram uma pesquisa de mercado para saber quais eram as necessidades dos potenciais frequentadores do local. Descobriram que farmácias, loterias, lanchonetes, barzinhos e padarias eram alguns dos empreendimentos mais desejados pelos moradores da região.
Com a pesquisa em mãos, eles procuraram empresários dos segmentos citados para levantar informações sobre novos negócios na região. A ideia inicial era montar o negócio proóximo à area residencial. Eles não acreditavam que um shopping em um posto de gasolina fosse o local mais adequado para uma panificadora. Cláudio e o cunhado pediram uma nova pesquisa de mercado para confirmar os resultados e, mais uma vez, os moradores afirmavam que uma padaria no caminho de casa seria muito bem-vinda.
Na época, Cláudio tomou uma decisão ousada: ele aproveitaria a oportunidade, mesmo sem ter qualquer domínio sobre o assunto. Determinado, procurou o Sindicato da Indústria de Alimentação de Brasília (Siab), que tem parceria com o Sebrae no Distrito Federal. O empresário participou de cursos, contratou uma consultoria mineira, encomendou móveis e máquinas e, em pouco mais de cinco meses, inaugurou a Vila dos Pães, em 2002.
Cláudio provou que a imersão no novo universo deu certo. A Vila dos Pães foi a primeira padaria self-service do Distrito Federal, a única em que os próprios clientes podiam servir-se dos pãezinhos com tranquilidade, sem intermediários. Outro diferencial importante é o fato de estar aberta 24 horas. O empresário se diverte ressaltando que sua padaria “nem porta tem”.
Em agosto de 2008, o empreendedor abriu a primeira filial da Vila dos Pães, no Sudoeste. Em março de 2012, no mesmo bairro, foi aberta a segunda filial. A central de produção dos pães, bolos, biscoitos e diversos outros produtos fica na sede, no Colorado. A empresa começou com 26 funcionários e, hoje, conta com 70 empregados. Para Cláudio, encontrar mão de obra é um dos maiores desafios do ramo da panificação. “As pessoas só querem fazer concurso ou se voltam para a construção civil. Ninguém quer ser padeiro ou confeiteiro”, afirma.
Inovações
O empresário contorna as eventuais dificuldades investindo em inovações. A matriz da Vila dos Pães oferece café da manhã colonial e, no fim da noite, os frequentadores encontram caldos e pratos prontos para viagem. Cláudio aponta que é necessário estar sempre atento às necessidades dos clientes e fazer as adaptações para estar em sintonia com o mercado. O empreendedor cita, por exemplo, que, há alguns anos, a linha de produtos congelados era bastante procurada. Mas a rotina cada vez mais veloz e o desejo de praticidade dos consumidores fizeram com que os pratos prontos para consumo, como sanduíches e tortas, de preferência em embalagens descartáveis, se tornassem alguns dos itens mais procurados na padaria.
Cláudio conta que o processo de aprendizagem é contínuo, tanto no cotidiano da padaria, enquanto arruma mercadorias e observa os clientes, quanto em salas de aula, nas capacitações em que participa. Cláudio estudou planejamento estratégico, marketing e gerenciamento no Sebrae. O empresário também já visitou, por dois anos consecutivos, uma das maiores feiras de panificação do Brasil, a Fipan, em São Paulo, com o apoio da instituição. “O importante é nunca ficar parado”, conclui.
Serviço:
Twitter: @sebraenodf
Facebook: Sebrae no DF
Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Contato: Vila dos Pães
Endereço: SPM Norte, BR 020,Shopping Flamingo – Loja T 14
Telefone: (61) 3302 3210
Site: www.viadospaes.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias