X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresário inova ao abrir padaria em posto de gasolina


Brasília – O empresário Cláudio Henrique de Faria conta que, há pouco mais de uma década, não imaginava que um dia seria dono de três panificadoras. Ele e o cunhado eram sócios na administração de um motel no Setor de Indústria e Abastecimento e estavam envolvidos também na construção do Shopping Flamingo, na região administrativa de Sobradinho (DF).

Quando o shopping ficou pronto, em 2001, os empresários encomendaram uma pesquisa de mercado para saber quais eram as necessidades dos potenciais frequentadores do local. Descobriram que farmácias, loterias, lanchonetes, barzinhos e padarias eram alguns dos empreendimentos mais desejados pelos moradores da região.

Com a pesquisa em mãos, eles procuraram empresários dos segmentos citados para levantar informações sobre novos negócios na região. A ideia inicial era montar o negócio proóximo à area residencial. Eles não acreditavam que um shopping em um posto de gasolina fosse o local mais adequado para uma panificadora. Cláudio e o cunhado pediram uma nova pesquisa de mercado para confirmar os resultados e, mais uma vez, os moradores afirmavam que uma padaria no caminho de casa seria muito bem-vinda.

Na época, Cláudio tomou uma decisão ousada: ele aproveitaria a oportunidade, mesmo sem ter qualquer domínio sobre o assunto. Determinado, procurou o Sindicato da Indústria de Alimentação de Brasília (Siab), que tem parceria com o Sebrae no Distrito Federal. O empresário participou de cursos, contratou uma consultoria mineira, encomendou móveis e máquinas e, em pouco mais de cinco meses, inaugurou a Vila dos Pães, em 2002.

Cláudio provou que a imersão no novo universo deu certo. A Vila dos Pães foi a primeira padaria self-service do Distrito Federal, a única em que os próprios clientes podiam servir-se dos pãezinhos com tranquilidade, sem intermediários. Outro diferencial importante é o fato de estar aberta 24 horas. O empresário se diverte ressaltando que sua padaria “nem porta tem”.

Em agosto de 2008, o empreendedor abriu a primeira filial da Vila dos Pães, no Sudoeste. Em março de 2012, no mesmo bairro, foi aberta a segunda filial. A central de produção dos pães, bolos, biscoitos e diversos outros produtos fica na sede, no Colorado. A empresa começou com 26 funcionários e, hoje, conta com 70 empregados. Para Cláudio, encontrar mão de obra é um dos maiores desafios do ramo da panificação. “As pessoas só querem fazer concurso ou se voltam para a construção civil. Ninguém quer ser padeiro ou confeiteiro”, afirma.

Inovações

O empresário contorna as eventuais dificuldades investindo em  inovações. A matriz da Vila dos Pães oferece café da manhã colonial e, no fim da noite, os frequentadores encontram caldos e pratos prontos para viagem. Cláudio aponta que é necessário estar sempre atento às necessidades dos clientes e fazer as adaptações para estar em sintonia com o mercado. O empreendedor cita, por exemplo, que, há alguns anos, a linha de produtos congelados era bastante procurada. Mas a rotina cada vez mais veloz e o desejo de praticidade dos consumidores fizeram com que os pratos prontos para consumo, como sanduíches e tortas, de preferência em embalagens descartáveis, se tornassem alguns dos itens mais procurados na padaria.

Cláudio conta que o processo de aprendizagem é contínuo, tanto no cotidiano da padaria, enquanto arruma mercadorias e observa os clientes, quanto em salas de aula, nas capacitações em que participa. Cláudio estudou planejamento estratégico, marketing e gerenciamento no Sebrae. O empresário também já visitou, por dois anos consecutivos, uma das maiores feiras de panificação do Brasil, a Fipan, em São Paulo, com o apoio da instituição. “O importante é nunca ficar parado”, conclui.

Serviço:
Twitter: @sebraenodf
Facebook: Sebrae no DF
Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976

Contato: Vila dos Pães
Endereço: SPM Norte, BR 020,Shopping Flamingo – Loja T 14
Telefone: (61) 3302 3210
Site: www.viadospaes.com.br

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot