X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresários aprendem a planejar e gerir seus negócios


Salvador – Responsável por gerenciar um negócio de família, a médica Maili Ferner é sócia da clínica IRT, que há mais de 40 anos atua na área de ortopedia de urgência e emergência em fisioterapia. Para entender mais do setor, a empresária está participando da solução Estratégias Empresariais do Sebrae Mais, oferecido por meio do projeto Gestão Empresarial para a Área da Saúde do Sebrae. “Aqui temos acesso a muitas informações. o que tem sido bastante produtivo. Já percebo um crescimento pessoal no assunto e vejo que podemos aplicar na empresa o que aprendemos, assim como identificar os pontos fracos da clínica e trabalhá-los”, contou Ferner, que também cuida da parte administrativa.

Nessa quarta-feira (10), Maili participou do quarto encontro do Sebrae Mais. O evento reuniu 30 participantes de 15 empresas, no Hotel Marazul, em Salvador. Iniciada em 15 de agosto, a solução tem como objetivo ensinar ao empresário como elaborar as estratégias do seu negócio para que as tomadas de decisão sejam mais acertadas. São, ao todo, cinco encontros. Depois de cada um, os participantes recebem consultorias individuais para aprofundar os temas abordados nas palestras. “A ideia é trazer para os empresários da área de saúde conhecimentos de gestão empresarial. Com esta solução eles poderão desenvolver um planejamento estratégico de gerenciamento da empresa”, explica a gestora do projeto Gestão Empresarial para Área da Saúde, Laira Lopes.

O consultor do Sebrae na Bahia, Bráulio Araújo, orientou os participantes em relação à gestão empresarial. “O importante é saber antever. Esse é o problema das empresas que não têm planejamento, que trabalham o tempo todo resolvendo os problemas que aparecem”, explicou. O consultor destacou ainda a necessidade de traçar metas. “Para cada objetivo, tenho que ter estratégias de ação. Detalhem as estratégias para que os resultados sejam alcançados”.

As sócias Karine Azevedo e Catarina Saback, da clínica Cin Odonto, também participaram da solução. “Como administramos a empresa e não temos formação em gestão, é importante estar aqui”, contou Karine. “Estamos deixando de ser somente dentistas e nos tornando empresárias”, concordou Catarina.

Apesar de ser formada em administração de empresas, Tereza França, que trabalha no setor administrativo do Centro Médico de Nazaré, destacou os conhecimentos aprendidos nos encontros. “O curso fez com que a gente passasse a ter um olhar mais clínico como empreendedor”, contou. Além da solução Estratégias Empresariais, ela também está participando de cursos no Sebrae voltados para a inovação e finanças. “São três áreas e cursos, mas todos voltados para um objetivo só que é o planejamento estratégico da empresa”, contou. O último encontro desta turma acontece no dia 23 de outubro. Nele, os participantes vão apresentar o Plano de Ação Estratégico de suas empresas elaborado durante a solução.

Estratégias

Enquanto os participantes do Projeto Gestão Empresarial para a Área da Saúde tinham sua quarta reunião, na sala ao lado, 28 empresários de diversos setores apresentavam os seus planos de ação no último encontro de outra turma do Estratégias Empresariais. “Esta é uma possibilidade que a empresa tem de desenvolver um planejamento, principalmente agora para encerrar o ano e começar outro com as ações definidas”, explicou o gestor de Capacitação Empresarial do Sebrae Bahia, Fabrício Barreto.

Essa turma começou no dia 20 de agosto e durante os encontros e as consultorias individuais, elaboraram suas estratégias de ação. Um dos empresários que apresentou o seu planejamento foi Alessandro Canella, sócio da agência de publicidade digital Beeweb. “Hoje, nós temos pleno conhecimento do que fazemos”, disse. Alessandro expôs as metas desenvolvidas pela empresa durante o Estratégias Empresariais para alcançar seus objetivos. “Aqui conseguimos avaliar os pontos fracos da empresa e as soluções que temos que implantar. Também percebemos as oportunidades de mercado, organizamos as funções e estamos executando o plano”, finalizou.

Com duração de dois meses, a próxima turma do Sebrae Mais começa no próximo dia 17 de outubro em Lauro de Freitas. Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae (0800 570 0800), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808 / 3320-4558 / 9222-1612 / 9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot