X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresários de Recife se capacitam para a Copa do Mundo


Brasília – Com base no conceito de desenvolvimento territorial, o trabalho promovido pelo Sebrae em Pernambuco e parceiros ajuda a mudar o perfil dos pequenos negócios em dois bairros de Recife: Bomba do Hemetério e Brasília Teimosa. As ações fazem parte do programa Sebrae 2014, realizado nas cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 para incentivar a busca de oportunidades empresariais.

A gestora do Programa Sebrae 2014 no estado, Roberta Correia, assinala que as medidas estimulam o turismo de base comunitária e promovem um novo olhar nas duas áreas por meio de capacitações em temas como atendimento ao cliente e boas práticas na manipulação de alimentos, criação de planos de negócios, projetos de adequação física dos espaços, consultorias em gestão e incentivo à formalidade. A Bomba do Hemetério constitui reduto cultural e gastronômico recifense e Brasília Teimosa se sobressai pela culinária.

Segundo Roberta, o programa dissemina informações sobre negócios com foco na Copa e aproveita o perfil multifacetado da economia local. “Queremos deixar um legado no novo momento vivido por Pernambuco, com perspectivas para setores tão distintos quanto cultura, confecções, vitivinicultura, fruticultura e varejo. Nosso objetivo é tornar as empresas capacitadas e competitivas”, afirma a gestora.

Alexandre Ferreira, gerente de Turismo, Cultura e Gastronomia do Sebrae em Pernambuco, ressalta os esforços para profissionalizar atividades ligadas à produção cultural. “Os artistas precisam da visão comercial para que possam comercializar seus produtos e gerar renda”, pondera.

No dia 18 de junho, será realizado o evento Pernambuco Criativo,em Recife, com palestras e cursos voltados a empreendedores de cultura, gastronomia e turismo. Uma das novidades que o Sebrae quer mostrar na programação é a primeira rodada de negócios com produtos culturais do estado.

Na ocasião, será lançado um catálogo de grupos artísticos da Bomba do Hemetério. A publicação, escrita em inglês e português, informa o contato das agremiações sediadas nos dois bairros e descreve as manifestações apresentadas por cada uma.

Bar e restaurante

Dono de um bar e restaurante que leva seu nome artístico, o empresário, cantor e compositor Edmilson Borba, o Tuca Versátil, elogia o programa de capacitação para a Copa do Mundo. “Desde que me envolvi com o Sebrae, participei de cursos e capacitações. Isso abriu minha visão empreendedora e fez com que me formalizasse”, narra. “Hoje tenho CNPJ, possuo conta bancária e estudo inglês. Com apoio do Sebrae, estamos nos preparando para oferecer um receptivo adequado aos turistas que virão a Pernambuco durante o mundial”, afirma.

Roberto Francisco da Silva, proprietário do restaurante Caçarola, em Brasília Teimosa, também ressalta o papel do Sebrae 2014 para o crescimento do seu estabelecimento. “O Sebrae me deu toda a assistência que precisava. Estava perdido e ganhei até um plano de negócios. Agora penso no futuro”, conta. Com orientação, Roberto elaborou um cardápio para o Caçarola, está mais atento à limpeza e aos cuidados com os alimentos. “Meu próximo passo será abrir um segundo restaurante”, anuncia.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7851 / 3243-7852 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Sebrae em Pernambuco – (81) 2101.8499
www.pe.agenciasebrae.com.br

Restaurante Tuca Versátil – (81) 3444-5863 
Restaurante Caçarola – (81) 3466-6743

 

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo