X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Empresas cearenses inovam com práticas sustentáveis


Fortaleza – Conhecido pelas belas praias que se mostram no colorido das areias do Morro Branco e na água doce que brota das falésias na Praia das Fontes, o município de Beberibe, distante cerca de 80 km da capital, reúne um grupo de empreendedores do setor do turismo preocupados com a sustentabilidade do destino e de seus negócios.

Uma das formas encontradas por esses empresários para minimizar os impactos ambientais de sua atividade foi a realização de uma parceria com a Rede de Catadores do Ceará – Duóleo para a doação do óleo de cozinha utilizado no preparo dos alimentos.

Tudo começou em setembro deste ano, quando a Duóleo recebeu a demanda para fazer a coleta de óleo de dois hotéis na Praia das Fontes. A rede, localizada em Fortaleza, avaliou que o custo de coletar o óleo gerado por apenas dois empreendimentos em Beberibe não valia à pena. Foi então que teve início uma forte articulação e um intenso trabalho de sensibilização com o trade turístico da cidade para que mais empresas aderissem à ideia e pudessem, dessa forma, viabilizar a coleta coletiva do óleo.

Em 18 de setembro, a Duóleo realizou a primeira coleta em Beberibe e arrecadou 800 litros de óleo de oito empreendimentos, sendo quatro meios de hospedagem e quatro barracas de praia. Em 31 de outubro, na segunda coleta, o volume arrecadado de óleo subiu para 1,5 mil litros de óleo.

Todo esse óleo serve de matéria-prima para a fabricação de biodiesel, combustível renovável e biodegradável. Isso é possível graças a uma parceria com a Petrobras, que incluiu a Duóleo em sua cadeia de suprimentos garantindo, assim, a compra do óleo coletado pela rede. O resíduo arrecadado é transportado para a Usina de Biodiesel de Quixadá e é transformado em energia limpa, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

A rede fornece às empresas doadoras declaração comprovando a doação e o uso do óleo coletado na fabricação de biodiesel. Com o papel em mãos, as empresas comprovam para a Vigilância Sanitária o destino correto do óleo. Além disso, essa declaração serve para o balanço social da empresa e de documento comprobatório na candidatura a prêmios de responsabilidade ambiental.

Diferencial

“Para as empresas que aderem a esse projeto, a doação de óleo se apresenta como um diferencial competitivo. E vai além. É uma prova do compromisso com o meio ambiente, com o planeja, com as gerações futuras e, no caso das empresas da cadeia produtiva do turismo, uma prova de engajamento na sustentabilidade do destino”, afirma a gestora dos projetos de turismo do Sebrae no Ceará, Evelyne Tabosa.

De acordo com ela, o papel do Sebrae é incentivar a adoção de práticas sustentáveis nas empresas de pequeno porte e mostrar que isso é possível, independentemente do porte da empresa, já que ainda existe o mito de que ações de sustentabilidade ambiental são restritas aos grandes empreendimentos.

“Para chegar a Beberibe, o carro de coleta da rede passa pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel, que são outros destinos turísticos onde há uma grande quantidade de empresas do turismo que podem também participar com a doação de óleo. Vamos atuar intensamente para sensibilizar essas empresas a participarem também, já que se trata de uma ação sem custos, que envolve apenas boa vontade”, completa.

O Sebrae no Ceará apoia a Duóleo não só promovendo a aproximação dos catadores com os empresários do setor de alimentos, mas também oferecendo capacitações gerenciais aos catadores associados para que o negócio prospere cada vez mais. O trabalho é realizado por meio da empresa de consultoria Trilha.

Responsabilidade

Uma das empresas participantes da iniciativa é o Hotel Parque das Fontes. A diretora do empreendimento, Talita Leite, conta que a empresa já tinha o hábito de fazer a doação de óleo antes mesmo da parceria com a rede Duóleo, mas não era uma ação sistemática. “Nós já vínhamos trabalhando a questão da responsabilidade ambiental e nos envolvemos nessa iniciativa porque vimos que é um trabalho sério e que o óleo recebe a melhor destinação possível. Percebemos que era algo vantajoso para todos: meio ambiente, sociedade, para o hotel e para os catadores”, declarou.

Serviço:
Rede Duóleo – Rua Frei Alemão 210-A. Telefone: (85) 9658-8844
Consultoria Trilha – (85) 9988-0326 ou 8777-7773
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot