X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Encontro reforça importância da cooperação


Foz do Iguaçu – Um modelo que aposta na cooperação para fortalecer micro e pequenas empresas (MPE). Nesta quarta-feira (19) e quinta-feira (20), empreendedores de 16 estados podem se informar e trocar experiências sobre esse assunto no 3º Encontro Nacional de Redes e Centrais de Negócios. Realizado pelo Sebrae, o evento acontece no hotel Golden Tulip Internacional, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu.

Na abertura do evento, o gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, Paulo Alvim, destacou a importância das centrais para as MPE. “As centrais tornam os pequenos negócios mais competitivos, com a possibilidade de se atingir mais mercados”, afirmou. “O Sistema Sebrae trabalha com 200 centrais. Nosso desafio é ampliar o uso dessa solução e diversificar os setores que a utilizam”, disse Paulo Alvim. Essas entidades se formam por meio da associação de empresas de menor porte. Juntas, conseguem vantagens como descontos maiores na compra de produtos e serviços dos fornecedores.

O gerente de Inovação e Competitividade do Sebrae no Paraná, Agnaldo Castanharo, observou a significativa presença no encontro de representantes de vários estados. “Esse é um movimento que começa a ganhar expressão nacional”, assinalou. No Paraná, existem 40 centrais de negócios. O Encontro foi aberto pela palestrante Sandra Mara Havagge. Ela realizou uma apresentação performática, com enfoque em música, dança e teatro, para falar da busca pelo sucesso. A plateia respondeu com entusiasmo.

Laerte Paludetto preside a primeira central de negócios de tecnologia da informação criada no Brasil, a Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), de Londrina (PR). A instituição reúne 60 MPE. Para ele, esse sistema associativo aumenta a capacidade de negociação dos empreendimentos de micro e pequeno porte. “Nesses dois anos em que atuamos, conseguimos uma economia com custo operacional de 20% para as participantes e trouxemos significativos benefícios aos nossos funcionários. Isso é importante, pois trabalhamos num mercado com alta rotatividade. Precisamos reter nossos talentos”, contou.

A Cintec já colabora com centrais de negócios de outros estados, para aumentar ainda mais o poder de barganha das MPE envolvidas. A NextBuy, rede de Salvador, também de tecnologia da informação, surgiu inspirada na parceira paranaense. “O Sebrae nos apresentou o caso da Cintec quando pensávamos em unir forças em Salvador”, lembrou Martin Noel Orellana, representante da NexBuy. Os dois grupos já realizam negociações em conjunto, como a compra de tíquetes de alimentação para os empregados. “Conseguimos um desconto que só grandes empresas costumam conquistar”, comemorou Martin.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852 / 2107-9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot