Curitiba – Divulgar e apresentar as características peculiares dos cafés especiais e certificados do norte do Paraná a formadores de opinião e compradores de café. Esse é o objetivo do 1º Encontro de Q-Graders, promovido na Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), que teve início nesta quarta-feira (7), em Jacarezinho.
Os Q-Graders são especialistas que utilizam referências sensoriais e atributos do café para classificar a bebida, baseados em um mesmo critério de avaliação mundial. Nesta quarta, o Q-Grader peruano Oscar Gonzales – chefe de Controle de Qualidade do Sustainable Harvest e importador especializado na aquisição de cafés especiais e certificados – e o Q-Grader brasileiro Bruno Souza – que trouxe a metodologia para o Brasil – apresentaram ao público as características de 18 cafés especiais e certificados, sendo que 12 deles foram produzidos em diferentes microrregiões do norte pioneiro paranaense.
No 1º Encontro de Q-Graders foi realizada uma prova aberta para que os participantes aprendessem a identificar as três principais características dos cafés especiais: acidez, corpo e sabor. “Não estamos em busca de defeitos, mas dos sabores ricos dos cafés do Norte Pioneiro”, salientou Oscar Gonzales.
Os provadores conseguiram identificar alguns aromas nos cafés produzidos na região: chocolate, caramelo, frutas vermelhas, rapadura, amêndoa, tabaco, frutas cítricas, casca de laranja, capim-limão, frutas secas, entre outros.
Para Gonzales, todos os cafés provados são interessantes, principalmente no que diz respeito a aspectos específicos. “A acidez não era uma característica dos cafés brasileiros e hoje conseguimos encontrá-la. Os cafés do Norte Pioneiro apresentaram uma acidez fina, rica, bem expressiva”.
Segundo a produtora de cafés especiais Cornélia Gamerschlag, a experiência foi excelente. “Foi uma aula para educar o paladar a identificar os sabores e aprender a nomeá-los. O Oscar é muito didático e usa uma linguagem fácil de compreender”, enfatizou.
Novidade
O presidente da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Luiz Roberto Saldanha, disse que é a primeira vez que a Ficafé promove uma reunião desse porte. “Trouxemos a experiência de um evento internacional. A ideia é apresentar a territorialidade dos cafés do norte pioneiro paranaense”.
Odemir Capello, consultor do Sebrae no Paraná e gestor do Projeto de Cafés Especiais, destacou que o encontro de Q-Graders é inédito no Brasil. “É uma forma de mostrar aos compradores a nova origem de cafés especiais do país”, afirmou.
De acordo com Oscar Gonzales, a produção brasileira é extremamente importante para o mercado internacional de cafés especiais e certificados. O especialista percorre o mundo em busca de regiões que contemplem produtores de pequenas lavouras certificadas no sistema fair trade (comércio justo). “Nosso trabalho é conhecer e visitar as regiões para iniciar uma relação comercial”, explicou.
Programação
Nesta quinta-feira (8), às 9h, acontece a abertura oficial da Ficafé 2012. Também haverá o lançamento da Indicação Geográfica de Procedência (IGP) – em maio de 2012, a ACENPP recebeu a certificação que garante a qualidade do café produzido na região.
A IGP avaliza a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos de uma determinada região, conferindo-lhes destaque no mercado mundial. “É uma ferramenta coletiva de promoção e de comercialização dos produtos. É uma das mais importantes ações realizadas pelo projeto Cafés Especiais, do Sebrae, com a missão de transformar o Norte Pioneiro em uma região reconhecida como produtora de cafés de qualidade”, explica Odemir Capello.
Serviço:
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR – Regional Norte : Giovana Chiquim
(43) 3344-3403 ou (43) 9135-3040 [email protected]
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias