X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Encontro reúne provadores e compradores de café especiais


Curitiba – Divulgar e apresentar as características peculiares dos cafés especiais e certificados do norte do Paraná a formadores de opinião e compradores de café. Esse é o objetivo do 1º Encontro de Q-Graders, promovido na Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), que teve início nesta quarta-feira (7), em Jacarezinho.

Os Q-Graders são especialistas que utilizam referências sensoriais e atributos do café para classificar a bebida, baseados em um mesmo critério de avaliação mundial. Nesta quarta, o Q-Grader peruano Oscar Gonzales – chefe de Controle de Qualidade do Sustainable Harvest e importador especializado na aquisição de cafés especiais e certificados – e o Q-Grader brasileiro Bruno Souza – que trouxe a metodologia para o Brasil – apresentaram ao público as características de 18 cafés especiais e certificados, sendo que 12 deles foram produzidos em diferentes microrregiões do norte pioneiro paranaense.

No 1º Encontro de Q-Graders foi realizada uma prova aberta para que os participantes aprendessem a identificar as três principais características dos cafés especiais: acidez, corpo e sabor. “Não estamos em busca de defeitos, mas dos sabores ricos dos cafés do Norte Pioneiro”, salientou Oscar Gonzales.

Os provadores conseguiram identificar alguns aromas nos cafés produzidos na região: chocolate, caramelo, frutas vermelhas, rapadura, amêndoa, tabaco, frutas cítricas, casca de laranja, capim-limão, frutas secas, entre outros.

Para Gonzales, todos os cafés provados são interessantes, principalmente no que diz respeito a aspectos específicos. “A acidez não era uma característica dos cafés brasileiros e hoje conseguimos encontrá-la. Os cafés do Norte Pioneiro apresentaram uma acidez fina, rica, bem expressiva”.

Segundo a produtora de cafés especiais Cornélia Gamerschlag, a experiência foi excelente. “Foi uma aula para educar o paladar a identificar os sabores e aprender a nomeá-los. O Oscar é muito didático e usa uma linguagem fácil de compreender”, enfatizou.

Novidade

O presidente da Associação dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP), Luiz Roberto Saldanha, disse que é a primeira vez que a Ficafé promove uma reunião desse porte. “Trouxemos a experiência de um evento internacional. A ideia é apresentar a territorialidade dos cafés do norte pioneiro paranaense”.

Odemir Capello, consultor do Sebrae no Paraná e gestor do Projeto de Cafés Especiais, destacou que o encontro de Q-Graders é inédito no Brasil.  “É uma forma de mostrar aos compradores a nova origem de cafés especiais do país”, afirmou.

De acordo com Oscar Gonzales, a produção brasileira é extremamente importante para o mercado internacional de cafés especiais e certificados. O especialista percorre o mundo em busca de regiões que contemplem produtores de pequenas lavouras certificadas no sistema fair trade (comércio justo). “Nosso trabalho é conhecer e visitar as regiões para iniciar uma relação comercial”, explicou.

Programação

Nesta quinta-feira (8), às 9h, acontece a abertura oficial da Ficafé 2012. Também haverá o lançamento da Indicação Geográfica de Procedência (IGP) – em maio de 2012, a ACENPP recebeu a certificação que garante a qualidade do café produzido na região.

A IGP avaliza a origem, os processos de produção e algumas características sensoriais dos produtos de uma determinada região, conferindo-lhes destaque no mercado mundial. “É uma ferramenta coletiva de promoção e de comercialização dos produtos. É uma das mais importantes ações realizadas pelo projeto Cafés Especiais, do Sebrae, com a missão de transformar o Norte Pioneiro em uma região reconhecida como produtora de cafés de qualidade”, explica Odemir Capello.

Serviço:
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR – Regional Norte : Giovana Chiquim
(43) 3344-3403  ou (43) 9135-3040 [email protected]
Leandro Donatti –  Jornalista do Sebrae/PR –  (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot