Rio de Janeiro – Um total de 2.541 empresas do estado do Rio de Janeiro já foram atendidas pelo programa Sebrae 2014, que tem o objetivo de disseminar conhecimento, oferecer serviços e estimular o intercâmbio de experiências e relações comerciais para aproveitar as oportunidades de negócio geradas pelo mundial. Nesta sexta-feira (7), mais de 150 empresários participaram do Encontro Sebrae 2014 de Negócios – Oportunidades e Finanças, na capital. O evento, no auditório da Bolsa de Valores, encerrou o ciclo de debates e rodadas de negócio promovidos nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014.
Estudo do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificou 929 oportunidades para as micro e pequenas empresas das 12 capitais da Copa, em dez setores específicos. “As empresas precisam estar preparadas para aproveitar essas oportunidades e ampliar investimentos sem comprometer o caixa”, alertou o diretor-técnico do Sebrae no Rio de Janeiro, Evandro Peçanha. “Uma boa gestão de estoque e de caixa reduz a necessidade de buscar capital de terceiros”, acrescentou.
Para esclarecer dúvidas dos empresários e apresentar soluções de crédito e financiamentos, o evento reuniu representantes de seis instituições financeiras: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e Banco do Nordeste, que oferece o programa VivaCred. Foram apresentadas as facilidades do cartão BNDES, que libera até R$ 5 milhões, com prestações de 3 a 48 meses, a juros de 0,98% ao mês. “Às vezes, a gente fica desesperado e acaba recorrendo ao dinheiro da família, de amigos, sem saber que podemos ter acesso a programas específicos e com vantagens de prazo e juros”, ressaltou Ana Cláudia Siqueira, proprietária da Maná Artigos Católicos.
A empresária já buscou capacitação e consultoria do Sebrae, mas com foco em outro grande evento internacional. Em junho de 2013, o Rio de Janeiro receberá cerca de quatro milhões de turistas religiosos durante a Jornada Mundial da Juventude. “Participar desses encontros nos mantêm em contato com futuros parceiros e fornecedores”, atestou Ana Cláudia, que pretende acertar parceria com agências de viagem para aliar suas vendas a roteiros de turismo religioso durante o encontro de jovens católicos.
Após o talk show, mediado pela jornalista Mara Luquet, os empresários participaram de rodada de negócios com 14 empresas âncoras, de médio e grande porte, interessadas em comprar produtos ou serviços. “Estou animado com a possibilidade de fechar parceria com a Light ou a L’Oréal, que já demonstraram interesse em curso específico”, relatou Rodrigo Amaral, proprietário da Business Language. “Estamos desenvolvendo vários produtos de ensino de idiomas, com vocabulário direcionado ao mundo coorporativo, e o Sebrae tem papel fundamental nessa aproximação com grandes grupos empresariais”.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
2107-9300
2104-2770/2769/2766
3243-7851
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias