Brasília – Com o objetivo de mostrar caminhos e ampliar as oportunidades de inclusão financeira das micro e pequenas empresas, o Sebrae e a Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) firmaram convênio de cooperação para o desenvolvimento do projeto Inclusão Financeira no Sistema Público de Fomento. A publicação que será apresentada nesta segunda-feira (28), em Brasília, é resultado das visitas técnicas de um grupo de trabalho às instituições associadas à ADBE.
O estudo inclui ainda propostas de ações para o incremento do microcrédito. A apresentação será feita durante o seminário Programa Sebrae 2014 e Sistema Público de Fomento, na sede do Sebrae.
A parceria entre Sebrae e ADBE viabilizou a análise de algumas instituições como a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia); e do Banco Nordeste. “As visitas técnicas cumpriram um papel importante no intercâmbio de informações e troca de experiências entre os associados. E também possibilitaram mais conhecimento sobre os métodos de inclusão financeira”, avalia o analista de Acesso a Mercados e Sistema Financeiro do Sebrae, João Silvério, um dos integrantes do grupo que elaborou o estudo.
Pela análise, o mercado potencial de microcrédito no país chega a 16 milhões de micro e pequenas empresas, sendo que a maioria ainda vive na informalidade e à margem do sistema formal de crédito. Uma das estratégias é apostar na integração financeira e tecnológica entre as organizações especializadas em microcrédito, para expansão das microfinanças.
Outra conclusão do estudo mostra que a inovação, com criação de novos produtos e serviços, e o investimento das instituições financeiras na capacitação de recursos humanos são essenciais para ampliar os financiamentos destinados às micro e pequenas empresas.
Seminário
Durante toda a segunda-feira (dia 28), representantes de instituições financeiras, gestores de carteiras de crédito, e analistas de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae vão participar do seminário que pretende discutir o sistema público de fomento do microcrédito e ainda o Programa Sebrae 2014.
O encontro, que começa às 9h, terá a participação do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos; do presidente da ABDE, Mauricio Chacur e do diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, Clenio Teribele. Entre os assuntos da pauta estão Impactos econômicos e oportunidades de investimento da Copa de 2014 e Programa Sebrae 2014, que tem o objetivo de ajudar as MPE a aproveitarem as oportunidades de negócios para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Haverá palestras com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Nossa Caixa Desenvolvimento, Desenbahia, e da agência MT Fomento.
Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias