X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Estudo aponta caminhos e oportunidades para inclusão financeira


Brasília – Com o objetivo de mostrar caminhos e ampliar as oportunidades de inclusão financeira das micro e pequenas empresas, o Sebrae e a Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (ABDE) firmaram convênio de cooperação para o desenvolvimento do projeto Inclusão Financeira no Sistema Público de Fomento. A publicação que será apresentada nesta segunda-feira (28), em Brasília, é resultado das visitas técnicas de um grupo de trabalho às instituições associadas à ADBE.

O estudo inclui ainda propostas de ações para o incremento do microcrédito. A apresentação será feita durante o seminário Programa Sebrae 2014 e Sistema Público de Fomento, na sede do Sebrae.

A parceria entre Sebrae e ADBE viabilizou a análise de algumas instituições como a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia); e do Banco Nordeste. “As visitas técnicas cumpriram um papel importante no intercâmbio de informações e troca de experiências entre os associados. E também possibilitaram mais conhecimento sobre os métodos de inclusão financeira”, avalia o analista de Acesso a Mercados e Sistema Financeiro do Sebrae, João Silvério, um dos integrantes do grupo que elaborou o estudo.

Pela análise, o mercado potencial de microcrédito no país chega a 16 milhões de micro e pequenas empresas, sendo que a maioria ainda vive na informalidade e à margem do sistema formal de crédito. Uma das estratégias é apostar na integração financeira e tecnológica entre as organizações especializadas em microcrédito, para expansão das microfinanças.
Outra conclusão do estudo mostra que a inovação, com criação de novos produtos e serviços, e o investimento das instituições financeiras na capacitação de recursos humanos são essenciais para ampliar os financiamentos destinados às micro e pequenas empresas.

Seminário

Durante toda a segunda-feira (dia 28), representantes de instituições financeiras, gestores de carteiras de crédito, e analistas de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae vão participar do seminário que pretende discutir o sistema público de fomento do microcrédito e ainda o Programa Sebrae 2014.

O encontro, que começa às 9h, terá a participação do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos; do presidente da ABDE, Mauricio Chacur e do diretor de micro e pequenas empresas do Banco do Brasil, Clenio Teribele. Entre os assuntos da pauta estão Impactos econômicos e oportunidades de investimento da Copa de 2014 e Programa Sebrae 2014, que tem o objetivo de ajudar as MPE a aproveitarem as oportunidades de negócios para a Copa do Mundo FIFA 2014.
Haverá palestras com representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste, Nossa Caixa Desenvolvimento, Desenbahia, e da agência MT Fomento.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot