Maceió – Mais um encontro voltado para a produção de alimentos agroecológicos e orgânicos será realizado em Alagoas com o objetivo de divulgar a importância do consumo para saúde e de fomentar a sustentabilidade e a geração de renda para as famílias produtoras. Neste sábado (12), das 6h às 11h, o público de Arapiraca terá a oportunidade de consumir esses alimentos, na Feira da Agricultura Familiar, que será realizada na Praça Ceci Cunha.
Dona Sebastiana é um exemplo de produtora sustentável. Antes de participar das feiras trabalhava apenas cuidando da casa. “Além da saúde de toda família ter melhorado, ajudou bastante a aumentar nossa renda. Hoje, trabalhamos apenas com as feiras de Maceió e de Arapiraca”, salienta.
De acordo com Dona Sebastiana, ao longo dos 12 anos que desenvolve a agroecologia, ela vem percebendo um aumento considerável na procura por esse tipo de produção, tendo em vista que as pessoas têm se preocupado mais com a qualidade da alimentação. “Por isso é tão importante que nossos produtos tenham um selo como o da Ecocert, pois os clientes têm certeza de que estão comprando um alimento saudável”, conclui a produtora.
A Lei 10.831/03 define as exigências mínimas requeridas para certificar um produto como orgânico, que envolvem a produção, processamento, rotulagem e comercialização. Somente após essas observações, o selo Ecocert atesta a qualidade de produto orgânico.
Agroecológico x orgânico
A prática agroecológica envolve mais que a produção, é um conceito social que busca práticas de resistência da agricultura familiar. Por isso, baseia-se na mão de obra familiar, com sistemas de cultivo diversificado, adaptados às condições locais e distribuídos em redes regionais, o que contribui para a inclusão social e a sustentabilidade de quem produz.
Dessa forma, os produtos originados da agroecologia podem ser orgânicos ou não. E isso é o que diferencia uma prática da outra. A produção orgânica privilegia o cultivo de sementes, sem uso de agrotóxicos. Com isso, adquirem mais valor nutritivo e trazem menos riscos à saúde.
A Feira da Agricultura Familiar é uma oportunidade para expositores certificados de Arapiraca, Santana do Mundaú, Maceió e Pilar venderem seus produtos diretamente ao consumidor. Esse evento é realizado em Arapiraca e em Maceió.
Na capital alagoana, a feira é aberta ao público há 12 anos, todas as sextas-feiras, das 7h às 13h. A organização é da prefeitura local e conta com o apoio do Sebrae em Alagoas.
Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009.1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias