X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Festival literário reúne cultura e artesanato em Pipa


Natal – Há muita agitação em torno de Pipa (RN) neste final de semana. Porém, as razões que levam visitantes à mais famosa praia de Tibau do Sul – a cerca de 85 quilômetros da capital potiguar – não são apenas os movimentados bares e restaurantes da cidade e sim o IV Festival Literário da Pipa (FliPipa), que acontece até este sábado (24).

Um misto de música, teatro, arte popular e renomados autores da literatura nacional toma conta da praia com o apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte. Na abertura do evento foram feitas análises das obras de Câmara Cascudo e Carlos Drummond de Andrade, além de um bate papo com o escritor Zuenir Ventura e com a jornalista Joyce Pascowitch.

“O festival já virou uma referência na área literária e o Sebrae, através do projeto de cultura, não poderia deixar de estimular o pensamento crítico e a formação cultural ancorada no hábito de ler”, destacou o superintendente da instituição no estado, José Ferreira de Melo Neto.

Na área do empreendedorismo, foi montada a Vitrine Sebrae com a produção de grupos de artesãos apoiados pela Instituição. “Trouxemos o artesanato ao FliPipa para entrelaçarmos cultura, literatura e também arte popular, feita com muito talento pelas mãos dos nossos artistas”, justifica o superintendente.

As reflexões do primeiro dia da tenda literária transitaram principalmente sobre o modernismo. O primeiro olhar foi sobre a poética de Câmara Cascudo, com leituras de trechos do livro Made in Africa, publicação de descoberta da África negra portuguesa, no qual o autor potiguar encontra elos entre o Brasil, em especial o nordeste, e o continente africano, sobretudo a parte ocidental.

Na segunda mesa da noite do festival, Antônio Cícero (RJ) leu alguns trechos de poemas de Drummond para contextualizar a obra do poeta mineiro, apoiando-se no binômio modernismo e modernidade. Antônio Cícero diferenciou e identificou os sinais dos dois elementos da escrita de Drummond.

Jornalismo

Joyce Pascowitch, mediada por Tácito Costa e Eliana Lima, discutiu os bastidores da notícia, relacionando jornalismo, cultura e sociedade, enquanto Zuenir Ventura, autor do consagrado 1968, O ano que não terminou, dividiu a mesa com o jornalista Woden Madruga para falar de ficção e memória, partindo de suas obras e suas experiências como jornalista premiado e escritor.

Na avaliação de uma das idealizadoras, Candinha Bezerra, o festival vem agregar novas experiências à parte cultural da praia. “A Pipa tem uma gastronomia já consolidada e queríamos proporcionar um ambiente cultural que é gerado pelo festival. A intenção é aproximar os autores do público”. De acordo com Candinha Bezerra, outra frente para incentivar a formação dos jovens locais foi absorvê-los na parte receptiva do FliPipa. Cerca de 20 jovens – alunos de escolas públicas do município – foram capacitados pelo Sebrae para atuar como voluntários no festival.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7910 | 3616-791

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot