Dos desafios enfrentados pelo empreendedor brasileiro a gestão financeira é certamente o mais complexo.
Uma gestão financeira otimizada e eficiente é fundamental não só para a sobrevivência do negócio durante sua fase inicial como também para viabilizar a economia de dinheiro durante todo o ciclo de vida da empresa.
A gestão financeira nada mais é do que um conjunto de ações voltadas para o planejamento, registro, monitoramento, controle e análise das atividades financeiras do negócio. A gestão financeira permite ver os recursos financeiros entrantes, como esses recursos são utilizados ou investidos e o retorno sobre esses investimentos. Essa visibilidade é crítica para a tomada de decisões que viabilizem o crescimento da empresa ou, se for o caso, reduzam o impacto de possíveis perdas.
O acompanhamento geral do desempenho financeiro do negócio se dá através de indicadores financeiros.
Esses indicadores combinam resultados financeiros e que servem como parâmetro para determinar a saúde financeira da empresa. Indicadores podem ser usados por empresas de todos os tamanhos.
Para calcular os indicadores que apresentamos hoje, você vai precisar dos resultados abaixo sobre o seu negócio:
- Lucro Líquido
- Receita Total
- Resultado Líquido
- Total do Ativo (Total de dinheiro em caixa, contas a receber, total em estoques)
- Total do Passivo
- Valor das Vendas
- Custos Variáveis
- Custo Fixo
- Despesas Variáveis
No QuickBooks ZeroPaper você pode obter esses dados em Relatórios > Demonstrativo (DRE).
Tudo pronto? Vamos lá!
1. Lucratividade do negócio
Este indicador mostra qual o ganho real da empresa em relação ao volume de suas vendas ou de serviços prestados. A lucratividade sobre as vendas é calculada da seguinte forma:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Por exemplo, dizer que sua empresa tem 6,5% de lucratividade significa que, para cada R$100,00 em mercadorias ou serviços vendidos em um determinado período de tempo (semana, mês, trimestre, etc.), a empresa tem um lucro de R$6,50.
2. Rentabilidade dos negócios
Ao investir em um negócio, o empreendedor espera ter retorno sobre esse investimento (e quanto mais cedo, melhor). Este indicador mostra o poder de ganho do empresário sobre o capital investido no negócio. Sua fórmula é bastante simples:
Rentabilidade = Resultado Líquido / Total do Ativo
3. Poder de pagamento da empresa
Este indicador refere-se à liquidez da empresa, ou seja, à sua capacidade de honrar os seus compromissos financeiros com terceiros sem atrasos. A liquidez da empresa pode ser calculada assim:
Liquidez = (Total do Ativo) /Total do Passivo
4. Nível de endividamento da empresa
Este indicador mostra a dependência da empresa de recursos tomados de terceiros, em geral, de bancos ou investidores pessoais. Quanto mais dependente desses recursos, mais juros são pagos pela empresa o que, no médio ou longo prazo pode comprometer sua saúde financeira.
O cálculo do nível de endividamento é bastante simples:
Nível de Endividamento = Total do Passivo / Total do Ativo
5. Margem de Contribuição
Trata-se da diferença entre o lucro bruto e as despesas variáveis ou seja, quanto se ganhou com a venda de um produto ou serviço menos quanto se gastou para efetuar essa venda. O negócio gera lucro quando a margem de contribuição é superior ao total das despesas fixas mais financeiras.
O cálculo da margem de contribuição é este:
Margem de Contribuição = Valor das Vendas – (Custos Variáveis + Despesas Variáveis)
6. Ponto de Equilíbrio
Este indicador determina quanto a empresa deve vender em produtos ou serviços para que suas receitas se igualem aos seus custos, eliminando a possibilidade de prejuízo. O ponto de equilíbrio é calculado assim:
Ponto de Equilíbrio = (Custo Fixo / (Receita – Custo Variável)) x 100
Após todos os cálculos, como está a saúde financeira do seu negócio?