X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Governo economiza com micro e pequenas empresas


São Paulo – As compras governamentais devem balizar e induzir políticas públicas, gerar economia aos cofres do governo e desenvolvimento regional, acredita a superintendente da Central de Compras do governo do Rio Grande do Sul, Nizani Torres. O órgão é responsável pela implantação do programa Fornecer – Compras Públicas para as Micro e Pequenas Empresas no estado.

Nizani participou do painel sobre Oportunidades Criativas, que aconteceu durante a 4ª edição do Fomenta Nacional, em São Paulo. O painel mostrou políticas públicas criativas que fomentam a participação de micro e pequenas empresas em licitações estaduais. Participaram também do painel o secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Sobreira Cialdini, e o subsecretário de Recursos Logísticos do Rio de Janeiro, Fabio Nunez.

A representante do Rio Grande do Sul mostrou como o Fornecer, que começou em julho deste ano, descentralizou os recursos no estado. A primeira fase foi executada em 22 municípios da região central do Estado, uma das mais pobres e com menor índice de desenvolvimento. “O grande mérito do Fornecer é gerar economia para o Estado, ao mesmo tempo em que descentraliza recursos já existentes e democratiza as compras públicas, que antes ficavam concentradas em meia dúzia de grandes empreendimentos. Mas o melhor de tudo é que ao fazê-lo, redistribuímos estes recursos movimentando a economia local, gerando emprego e desenvolvimento”, disse Nizani.

Até outubro, 44 pregões presenciais fora realizados no Rio Grande do Sul para compra de pão e leite para casas prisionais. “Nós iniciamos o Fornecer com dois itens cuja cadeia produtiva era mais comum e simplificada. A partir daí, muitos desses micro e pequenos empreendedores, que antes eram explorados pelos grandes empreendimentos que concorriam nos pregões, passaram a ser fornecedores diretos, sem atravessadores” afirmou Nizani. Os pregões geraram R$ 648 mil em economia para o estado e injetaram R$ 888 mil na economia dos municípios. “Nosso objetivo agora é ampliar o projeto para mais regiões, com um número maior de itens. Provamos que o Fornecer é uma política de Estado”.

O Sistema Integrado de Aquisições (Siga), do Rio de Janeiro, começou a ser implantado este ano no estado. Foram realizadas oficinas em 42 municípios, envolvendo 150 micro e pequenas empresas. Os municípios atingidos pelas chuvas em janeiro, como Friburgo e Areal, foram os primeiros beneficiados. “O resultado final serão apresentados no Fomenta Nacional de 2012, que será no Rio de Janeiro”, garantiu o subsecretário de Recursos Logísticos do Rio de Janeiro, Fabio Nunez.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot