X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Índios Tremembé buscam Sebrae para qualificar artesanato


Fortaleza – Nos séculos XVI e XVII, eles ocuparam uma extensa região do litoral brasileiro, que ia do Ceará até o estado do Pará. Hoje, os índios Tremembé – que em Tupi significa água boa para a saúde ou lugar encharcado – estão fixados, principalmente, nos municípios de Itarema, Acaraú e Itapipoca, a cerca de cem quilômetros de Fortaleza. Eles lutam, agora, para manter o que lhes sobrou da cultura ancestral de forma sustentável, preservando a identidade indígena. Essa foi uma das razões que levou o Conselho dos Índios Tremembé do Córrego das Telhas, do município de Acaraú, onde a aldeia de mesmo nome fica situada, a procurar o Escritório Regional do Sebrae na cidade de Itapipoca.

Criado com o objetivo de promover melhorias sociais, econômicas, políticas e culturais na comunidade Tremembé do Córrego das Telhas, o Conselho tem a missão de defender os direitos dos índios, apoiando a autonomia cultural, econômica e social do povo Tremembé. A articulação com o Sebrae é fruto de um trabalho de Assessoria Técnica que vem sendo realizado desde 2009. Em 2010, os técnicos Tiago Silva, pedagogo, e Ronaldo Santiago, antropólogo, por meio de um Diagnóstico Rural Participativo (DRP), observaram o potencial da comunidade para elaboração de futuros projetos.

O primeiro encontro entre os técnicos do Sebrae e os representantes do Conselho identificou as principais vocações produtivas da comunidade. O artesanato feito com matéria-prima e elementos da região foi escolhido para abrir as ações, devido ao diferencial competitivo do produto no mercado, principalmente as peças em palha do bilro e a produção de biojoias.

Agora, em uma segunda etapa, o Sebrae no Ceará vai levar até a tribo um consultor em artesanato que irá analisar a matéria-prima local, a capacidade produtiva do grupo e definir o início das atividades de capacitação. A expectativa é abrir uma nova frente de geração de renda para a tribo, principalmente porque as peças atendem à demanda mercadológica, que exige que a identidade e cultura do lugar estejam representadas na produção.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – Ceará (85) 3255-6609 ou 3255-6820
www.ce.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot