Veja como alcançar a maior medida do sucesso de um empreendedor: a felicidade
Durante a nossa infância, medir o sucesso era tão simples quanto contar as estrelas do céu e os adesivos de smiley dos nossos cadernos. Na escola e na faculdade, contávamos com os boletins para isso.
Mas como um empreendedor pode determinar o seu sucesso?
No sul da Califórnia, na animada onda de startups conhecida como Silicon Beach, muitos profissionais deixam o conforto de seus salários fixos para perseguirem o sonho de iniciar algo que podem chamar de seu.
Depois de algumas conversas com esses empreendedores, podemos descobrir que eles medem o seu sucesso nos negócios não com as suas contas correntes, mas pela sua satisfação e felicidade.
Não é nenhum segredo que o dinheiro não pode comprar felicidade. Na verdade, de acordo com um estudo da Universidade de Stanford do economista Angus Deaton e o psicólogo Daniel Kahneman, quando você tem um rendimento aproximado de 75 mil, qualquer dinheiro adicional é irrelevante para a sua satisfação.
Então, se a felicidade não pode ser comprada – e ainda pode ser utilizada para medirmos o nosso sucesso – como fazer para alcança-la?
Durante a última década, os pesquisadores em Psicologia Positiva descobriram uma série de comportamento que aumentam a felicidade das pessoas.
À medida que começamos um novo ano, esses 4 comportamentos podem funcionar como resoluções para nós.
#1. Crie um círculo social de pessoas que pensam como empreendedoras
Diz o ditado que 2 cabeças pensam melhor do que 1 quando se trata de resolver problemas.
Uma equipe de parceiros podem ver o que acaba passando desapercebido por nós mesmos, as armadilhas antes que sejamos pegos por elas e se tornar uma proteção para decisões críticas e ações duvidosas.
Comprometa-se com a criação de um círculo de empresários de mentalidade semelhante em que não tenha dinheiro envolvido entre os membros.
#2. Doe seu tempo livre
Muitos empreendedores pensam que dedicar todo o seu tempo para o seu empreendimento acarretará no sucesso.
Mas, quando você passa algum tempo ajudando os outros ao invés de si mesmo, o sentido do tempo se expande.
O professor Cassie Mogilner, um pesquisador sobre a felicidade e a gestão do tempo na Wharton School, falou sobre isso recentemente.
“Os resultados mostram que doar o seu tempo aos outros pode fazer você sentir o seu tempo mais fluído e tende a desperdiçar menos seu tempo gastando em si mesmo, ou desperdiçando o seu tempo”, afirma o professor.
Seja através de coaching, voluntariado, se interessando por alguma causa, ou emprestando um ombro amigo, dedicar o seu tempo ao próximo expande o seu senso de tempo e resulta em uma maior satisfação sobre a vida.
#3. Defina metas alcançáveis
A arte de definir metas pode demorar anos para ser alcançada. Como empreendedores, todos temos grandes objetivos e, para experimentar o sucesso precisamos aprender a quebrar grandes metas em metas menores, que podem ser alcançadas diariamente por nós.
Tente criar uma meta por dia, que possa ser alcançada no seu dia-a-dia cheio de e-mails, compromissos e reuniões e, em seguida faça todo o possível para transformar isso em um hábito duradouro.
#4. Pratique a gratidão
Há uma variedade de formas de praticar a gratidão que podem ser facilmente incorporadas na rotina de um empreendedor.
Uma das abordagens é reservar um tempo semanal para escrever notas de agradecimento e enviá-las via e-mail ou Correios.
Agradecer a um cliente pode ser algo esperado. Mas, se você agradecer alguém por uma tarefa inesperada, a pesquisa do professor Sonja Lyubomirsky, da Universidade da Califórnia, sugere que a sua mente se torna mais sensível às intenções positivas e menos sensíveis às negativas.
Ao praticar a gratidão, você vai começar a cultivar um estado crônico de felicidade.
A felicidade é o novo padrão
O padrão tradicional para medir o sucesso profissional é o dinheiro, mas os empreendedores quase sempre citam a felicidade como a meta mais alta a ser atingida pra alcançar o sucesso.
Você já pratica algum desses 4 hábitos rumo à felicidade? Se a resposta for não, tente integrá-los em sua prática diária a partir de hoje.
Além disso, a felicidade pode proporcionar a você uma saúde melhor, mais energia, produtividade e, consequentemente, mais dinheiro.
___
Este artigo foi adaptado do original, “4 Steps To Become A Happier Entrepreneur”, da revista Forbes.