X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

6 ideias sobre como gerir equipes de trabalho

Gestão de Pessoas

Bem-vindos às hierarquias planas! Estamos em um momento confuso para nos comunicar no trabalho. Por isso, aqui está um pequeno guia sobre como navegar no ambiente de trabalho moderno.


Bem-vindos às hierarquias planas! Estamos em um momento confuso para nos comunicar no trabalho. Por isso, aqui está um pequeno guia sobre como navegar no ambiente de trabalho moderno

Vivemos em um ambiente de trabalho cada dia mais desafiador e com equipes de trabalho cada vez mais autônomas para desenvolver as suas tarefas.

Estamos diante de novas relações de trabalho em que cada dia mais, menos hierarquia separam colaboradores dos donos de empresa. Com isso, novos desafios de gestão de pessoas e de empreendedorismo surgem.

Nós separamos 6 respostas aos novos dilemas da gestão de equipes do mundo moderno.

Se você quer saber como funcionam as novas relações de trabalho do mundo moderno e não sabe por onde começar, aqui estão elas:

#1. Como transformar uma ideia ruim em uma boa ideia

A resposta é: continue a perguntar o porquê das coisas.

Essa é uma boa maneira de sondar o pensamento de um colega de trabalho sem coloca-los na defensiva.

Vamos dizer que você esteja à frente de uma empresa de anúncios e um executivo afirma que vocês precisam ter uma forte presença no Facebook.

Você diria por que, e a resposta seria: porque todos os nossos concorrentes estão no Facebook.

Mais uma vez, você continuaria com um por que? A resposta seria porque as marcas querem se posicionar como marcas jovens e uma de vanguarda.

Por que (de novo)? Porque eles querem ganhar mais dinheiro com os jovens, que sempre são um novo mercado (online, pelo menos) a ser explorado. Agora sim começamos a chegar a algum motivo real.

A diferença entre uma boa ideia e uma ideia ruim é a  maneira com que as questionamos.

A diferença entre uma boa ideia e uma ideia ruim é a maneira com que as questionamos.

#2. Como ganhar no jogo mental

Você está assistindo a um jogo de futebol, ou a um filme triste. Seu coração está acelerado, as palmas das suas mãos estão suando, você está chorando.

Por que você sente com tanta realidade essas emoções? É parte daquilo que chamamos de neurônios espelho, segundo o neurocientista Andrew Newberg.

Os neurônios espelho são células localizadas no lobo frontal do seu cérebro e eles tendem a reagir da mesma forma se você está assistindo alguém fazendo alguma coisa e está fazendo a mesma coisa.

Para aproveitar o poder inconsciente do cérebro, leve todo o diálogo importante com o seu belo sorriso. Se sorrimos para alguém, os neurônios espelho imitam esse comportamento e, até certo ponto, a pessoa sorri por dentro.

#3. Como cortar a falsa urgência

Não há valor algum ou potencial (in)visível em e-mails marcados como urgentes. Em um mundo de textos, telefonemas e passeios pelos corredores, separar os e-mails demandam urgência.

A alta prioridade é falsa, arrogante. Ela mata o diálogo e enche o seu Outlook de coisas que não são urgentes, na grande maioria das vezes.

Por favor, elimine esse recurso. Não deixe ninguém em segundo plano por conta de urgências que não são verdadeiras.

#4. Como combater a falha

Evite a culpa. Muita gente tem a mania e o péssimo hábito de dizer que a culpa é sua e que pode consertar isso ou aquilo. Mas, isso não ajuda a descobrir porque o erro aconteceu e como evitar que ele se repita no futuro.

Sendo assim, faça as perguntas certas, como: o que você acha que aconteceu nesse caso? Há algo que você poderia ter feito melhor?

Quando chegamos a uma solução por nós mesmos, nos sentimos donos da solução.

Faça do fracasso um problema rotineiro, tire um tempo, com todo o grupo para entender o caminho que vocês estão percorrendo diariamente e peça para que todos descubram quais são os seus desafios pra hoje.

Isso vai fazer com que a conversa sobre o que vocês estão fazendo e sobre os desafios futuros fique um pouco mais fácil.

Qual a melhor maneira de  solucionar as falhas no trabalho?

Qual a melhor maneira de solucionar as falhas no trabalho?

#5. Como entender os colegas que não falam

Há mais introversão e extroversão do que pessoas quietas e espalhafatosas. A psicobiologia decide a forma como interagimos uns com os outros e a chave está em nosso sistema nervoso central.

Os introvertidos têm um sistema nervoso mais ativo e os extrovertidos têm um limiar muito alto para ser estimulado, diz Gregory Feist, um professor de psicologia na San José State University.

Qual é o ambiente ideal de trabalho para um introvertido? Organize os escritórios de uma maneira menos estimulante, com menos ruído e luzes mais baixas.

#6. Como explicar uma ideia

É surpreendente a dificuldade de descrever e explicar as coisas para uma criança. Mas se você pode fazer isso de maneira eficaz, provavelmente você pode transformar a sua ideia em algo simples. E isso é muito bom.

Quando nos tornamos adultos, algo estranho acontece. Nós nos sentimos confortáveis com frases longas e uma linguagem complexa que na grande maioria das vezes são desnecessárias.

Mantenha tudo incrivelmente simples, a ponto de que uma criança entenda a sua explicação. Essa é a chave para explicar claramente uma ideia.

___

Este artigo inspirado pelo “How To…”, da Fast Company.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot