X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

6 sinais de que você não está pronto para liderar

fim da lideranca

A liderança não é para sempre. Sendo assim, aqui estão alguns sintomas de que é hora de parar.


A liderança não é para sempre. Sendo assim, aqui estão alguns sintomas de que é hora de parar

Muitos líderes se mantêm no poder por muito tempo, ao menos que algum erro grave o destitua do poder. No entanto, muitos líderes estão completamente comprometidos com os objetivos da empresas e estão prontos para fazer o que precisa ser feito.

E nesse caso, cabe a esses líderes, ou à sua organização, determinar honestamente o momento em que o seu papel como líder chegará ao fim.

Pensando nisso, aqui estão 6 sinais de que é hora de abandonar o barco da liderança e partir para a próxima.

#1. Você se sente incapaz de demitir amigos

Essa característica é muito comum em empresas familiares, startups e empresas de capital fechado. Um grupo de co-fundadores podem selecionar um membro para se tornar CEO e ao longo do tempo essa pessoa pode não ser capaz de substituir os colegas que estão mal adaptados às suas funções.

Em uma empresa familiar, contratações e promoções são usadas como uma maneira de manter a harmonia entre a família, ou para conquistar a simpatia de um parente investidor.

Um ótimo exemplo disso é a News Corporation, de Rupert Murdoch. Ele se opõe aos acionistas nas mesas de reuniões como se estivesse em uma mesa de jantar cheia de filhos e bajuladores.

Você não precisa ser o dono de um império de mídia global para cair em uma armadilha dessas. Se você não consegue fazer o que é

Image representing Rupert Murdoch as depicted ...

Não siga os exemplos de Rupert Murdoch.

melhor para o futuro da empresa, com as tomadas de decisões realistas, objetivas e discernir sobre a contratação, promoção e até a demissão das pessoas, não está apto para liderar.

Mesmo que você não tenha o conhecimento deste ponto cego, as pessoas ao seu redor vão enxergar o seu comportamento como ele realmente é: tendencioso ao favoritismo, inconstante    , ou uma liderança descuidada.

#2. Você se desprende das prioridades da sua empresa

Cada líder da preferência a certas habilidades e muitas vezes acaba sendo muito tentador fechar os olhos para as tarefas desagradáveis em detrimento de atividades mais atraentes.

Você já parou para perceber os detalhes do seu papel como líder?

Você, como líder, está desviando discussões difíceis ou confrontos que precisam acontecer, apenas porque são delicados ou não lhe satisfazem?

A liderança exige que o líder abrace todas as situações internas. A organização precisa que o líder confronte coisas que não lhe dão prazer. Quando um líder não consegue fazer isso, a organização precisa de alguém que faça.

#3. Você acredita que é indispensável

Um líder que acha que é indispensável, está na frente de uma organização incapaz de cuidar de si mesma.

Um líder indispensável incita a mais elevada forma de dependência  em uma organização.

E isso, infelizmente, não é uma coisa para se gabar.

Se você acredita que é insubstituível, você deve pensar bem no trabalho que precisa ser realizado e pensar em substituir a si mesmo.

Quanto mais indispensável você se achar, mais despreparado para ser líder

Quanto mais indispensável você se achar, mais despreparado para ser líder.

#4. As pessoas param de dizer a verdade; porque você para de perguntar

Liderar de dentro de uma bolha é uma dinâmica comum, mas perigosa. A tendência humana é automaticamente acreditar em nossa própria opinião, posição, intuição, habilidades e decisões e com isso, acabamos confiando demais em nosso próprio ponto de vista.

Os líderes precisam pressionar os outros para fornecer perspectivas contrárias e questionar as verdades incontestáveis. E isso só acontece quando um líder fornece um ambiente seguro na empresa para opiniões divergentes.

Como líder, se você não desafiar os outros para desafiar a você mesmo, são grandes as chances de que isso não aconteça. E se você não estimula isso nas organizações, as pessoas começam a dizer apenas o que você quer escutar.

#5. Você não assume as responsabilidades pelos problemas da empresa

Rupert Murdoch mais uma vez é um exemplo útil. No auge do escândalo de espionagem telefônica em Londres, envolvendo um de seus jornais, Murdoch foi questionado por um comitê do governo se ele era responsável por aquele tipo de serviço.

A sua resposta foi que ele não tinha nenhuma participação naquele escândalo e que os profisisonais que se engajaram naquele tipo de conduta eram os únicos responsáveis por aquela prática.

Mesmo que seja verdadeira essa afirmação – afinal, somos todos responsáveis pelas nossas ações – Murdoch perdeu uma virtude inestimável aos líderes. Um líder deve assumir a culpa final em maus momentos, por que quando a empresa vai bem – mesmo com todos sendo os responsáveis por suas ações – o mérito é da liderança.

Se o mérito é do líder, o demérito também deve ser. Já que é sempre o líder que está por trás de tudo que acontece nas organizações, de bom ou de ruim. Portanto, se você é incapaz de tomar toda a responsabilidade sobre a empresa em que representa, é hora de encontrar alguém que o faça.

#6. Você falha no teste do meio da noite

No meio da noite, quando você acorda para ir ao banheiro, da uma rápida parada em frete ao espelho. Naquele momento, ninguém se preocupa com o seu cargo, sua riqueza ou realizações.

Na tranquilidade da escuridão é preciso realizar uma pequena reflexão sobre a sua liderança, uma vez que nesse momento, você está totalmente vulnerável e sozinho.

O que a sua reflexão vai dizer?

Que você está sinceramente se esforçando para aprender, crescer e ser digno de uma liderança? Ou que o seu coração não está no caminho e que é hora de seguir em frente?

A vida é curta demais para ignorar qualquer resposta. Então, aja!

Escute a você mesmo

Escute a você mesmo. Você acredita que está no caminho certo?

___

Este artigo foi adaptado do original, “6 Signs You’re Not Fit to Lead“, da revista Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot