Alguns princípios sobre empreendedorismo nunca saem de moda. Já outras, são apenas algumas ideias sem o menor sentido de verdade
Alguns princípios de negócios vão e vem. Viram moda e saem de moda.
Algumas empresas que trabalhamos ao longo de nossa vida, começam a trabalhar em tantos programas de transformação e logo os abandona, sem nenhuma ideia de para onde estamos indo.
É aquela famosa ideia da semana, que o empreendedor acaba empurrando para toda sua equipe de diretores, gerentes e funcionários.
Muitas pessoas já sabem aonde isso vai dar e agem com o merecido deboche quando essas ideias são apresentadas.
Mas, por outro lado, felizmente existem alguns princípios de negócios que nunca sairão de moda.
#1. Concentre-se na mensagem
Quando as pessoas estão falando em suas posições de autoridade ou fama, todos querem ouvir o seus conselhos ou ideias.
Bernardinho, Felipão, Roberto Shinyashiki. Sim. Temos que ouvi-los e prestar atenção em tudo que dizem.
As pessoas inteligentes acabam se despindo dessa ideia e conseguem avaliar as informações, conselhos e ideias com base exclusivamente em seu mérito.
Mas, quando Richard Branson diz, por exemplo, “dane-se, apenas faça e siga em frente”, essa frase tem um poder extra.
Nunca leve em conta a mensagem pelo mensageiro. Um bom conselho é um bom conselho, independente da fonte.
#2. Foque em coletar conhecimento
Competir é um fato na vida de todo profissional. Nós competimos em todos os momentos: com outras empresas, com outros produtos, com outras pessoas.
Esse é um jogo que todos nós tentamos ganhar. As pessoas inteligentes ganham muito.
As mais inteligentes ainda, ganham ainda mais.
Se esforçar continuamente para ganhar mais experiência, mais conhecimento e mais expertise é a segunda melhor maneira de ter sucesso.
#3. E foque muito mais em conhecer pessoas sábias
Você não pode saber tudo. É humanamente impossível.
Mas você pode conhecer um número suficientemente grande de pessoas inteligentes que, juntos com você, sabem sobre quase tudo.
E juntos de você, essas pessoas podem fazer quase qualquer coisa.
Trabalhe duro para ser mais inteligente. E trabalhe mais ainda em conseguir manter pessoas inteligentes ao seu lado.
Como fazer isso?
#4. Dê para receber
O objetivo de se fazer networking é se conectar com pessoas que podem dar uma indicação, ajudar a fazer uma venda, compartilhar informações importantes, servir como um mentor e etc.
Quando fazemos networking, queremos algo.
Mas, especialmente no início, nunca peça o que você quer. Esqueça o que você quer e se concentre no que você pode dar em troca.
Dar é a única maneira de estabelecer uma relação real e uma conexão duradoura. Se você se concentrar apenas no que você pode obter da sua conexão, você nunca vai ter relacionamentos mutuamente benéficos com essas pessoas.
Agora, quando o foco da sua rede de contatos são as pessoas, e não apenas o que você quer delas, você vai criar mais do que contatos, mas também amigos.
#5. Sempre trabalhe de olho no futuro
É impossível prever o que vai funcionar no futuro. Alguns produtos parecem revolucionários e simplesmente somem. Alguns serviços começam com tudo e, em seguida somem. Alguns empreendimentos decolam e depois explodem.
Você sempre precisará de um lado novo: um novo produto, um novo serviço, um novo cliente e uma nova conexão.
Não importe qual é a sua taxa de sucesso hoje, sempre pode existir uma dúvida.
É justamente trabalhar de olho no futuro que vai fazer que o seu negócio resista ao tempo.
É assim que pessoas de sucesso resistem à tempestades quando os tempos estão difíceis e se tornam cada vez mais bem sucedidas quando o negócio está crescendo.
#6. Não tenha medo de errar
Se você está sempre certo, nunca irá crescer. Quando você olhar para trás, uma das melhores coisas é erras, porque quando cometemos um erro, temos a chance de aprender algo.
Não se preocupe. Toda pessoa bem sucedida falhou inúmeras vezes. A maioria não conseguiu falhar menos do que eu ou você. E é justamente por isso que eles são bem sucedidos hoje.
Entenda cada erro, cada descuido e cada fracasso. Digamos que você cometeu um erro e estragou tudo. Diga isso para os outros. O importante é olhar no espelho e dizer isso para si mesmo.
E então, se comprometa em garantir que da próxima vez as coisas vão ser bem diferentes.
#7. Transforme ideias em ações
A palavra ideia deve ser um verbo, não um substantivo, porque nenhuma ideia é real até você transformá-la em ação.
Ideias sem ação não são ideias. São arrependimentos.
Todos os dias nós vemos que a hesitação e a incerteza nos impede de agir em nossas ideias. O medo do desconhecido e o medo do fracasso são as coisas que podem nos parar.
Pense em cada uma das ideias que já tivemos, para um novo negócio, uma nova carreira, ou para um trabalho, ou até mesmo um passatempo.
Olhando para trás, muitas de suas ideias teriam tido um ótimo resultado, especialmente se você tivesse se esforçado em realiza-las.
Confie em sua análise, seu julgamento e seus instintos. Confie em sua vontade de trabalhar através de desafios e obstáculos.
#8. Descubra coisas novas
Sim, você é uma pessoa hiper-focada. Você tem a sua cabeça voltada para o seu trabalho. E você está voltado 365 dias ao seu negócio. O fracasso não é uma opção.
Ocasionalmente, todos nós precisamos relaxar.
Um exemplo. Existem hectares de floresta atrás de nossa casa. É como um paraíso para os esquilos. Os esquilos estão sempre correndo ao redor do pátio e brincando na floresta.
Quando as folhas caem, seus ninhos ficam visíveis no alto das árvores. Por anos podemos ver os ninhos desses esquilos e sabemos até como eles são feitos.
Um dia, paramos de pensar naqueles esquilos e fomos conferir esse paraíso pessoalmente. Uma pequena diversão, misturada com relaxamento.
Foi um pequeno divertimento de 5 minutos que nos fazem apreciar nossos amigos esquilos um pouco mais – e nos leva de volta para trabalhar com um pouco mais de inspiração.
De vez em quando, perder tempo no paraíso dos esquilos pode ser um ótimo investimento.
O sucesso é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros rasos. Delicie-se com a jornada.
Você nunca sabe aonde isso irá lhe levar.
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Este artigo foi adaptado do original, “8 Business Principles That Never Go Out of Style”, da revista Inc.