Tudo que você precisa fazer na guerra é agir. Na vida, não é diferente. A vida é sobre trabalho, não especulação
Quando ficamos nervosos ficamos paralisados. Quando não temos certeza, chegamos a um impasse.
Em Gates of Fire, há um grande discurso do rei Leonidas para seus generais antes na noite antes da batalha das Termópilas. O filme 300 também mostra parte desse discurso.
Aqui estão alguns trechos:
Mantenha seus homens ocupados. Se não há trabalho, faça os trabalhar, porque quando os soldados têm tempo de conversar, a conversa se transforma em medo. A ação, por outro lado, produz o apetite para mais ação.
A partir daqui, você começa a entender porque o rei Leonidas dá suas instruções como tal. Esse é o seu estado de espírito.
A guerra é ação, e não mistério. O rei confia suas instruções para que elas sejam praticadas fisicamente, em vez de tentar produzir em seus homens um estado de espírito que iria evaporar tão logo os comandantes dispersarem além da luz.
Olhe para a sua preparação, senhores. Mantenha o cabelo, as mãos e os pés limpos. Coma para esquecer a fome. Durma um pouco, ou pelo menos finja que dorme.
Se a má notícia vier, transmita primeiramente a quem estiver acima de você, nunca diretamente a seus homens. Instrua seus escudeiros para lustrar os aspis de cada homem com o brilho mais brilhante.
Quero ver os escudos brilhando como espelhos, porque essa visão vai trazer o terror para os inimigos. Deixe um tempo para seus homens afiar suas lanças, pois aquele que aguça o aço, aguça a sua coragem.
A guerra é ação, e não mistério.
Quando você está se sentindo para baixo no seu negócio, comece a trabalhar. Quando você estiver se sentindo para baixo na vida, comece a trabalhar.
Qualquer coisa que você precise mudar no mundo, tudo que precisa de uma nova visão da situação, todas as respostas estão no seu trabalho.
Portanto, vá trabalhar.
____
Este artigo foi adaptado do original, “War is Work, Not Mytery”, do Chris Brogan.