X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

A psicologia de Maslow com uma roupagem moderna

A psicologia de Maslow com uma roupagem moderna

Qual o legado de Maslow para a psicologia das necessidades dos dias de hoje?


Qual o legado de Maslow para a psicologia humanista nos dias de hoje?

O legendário psicólogo americano, Abraham Maslow, nascido em 1º de abril de 1908 é mais conhecido por criar a famosa hierarquia das necessidades e permanece como o pai da psicologia humanista.

A psicologia humanista foi um movimento para focar na capacidade das pessoas para a bondade e transcendência, e tratá-las como algo patológico em que floresceu o movimento do potencial humano, que deu origem à psicologia positiva.

Em “Encountering America: Humanistic Psychology, Sixties Culture & The Shaping of The Modern Self” a historiadora Jessica Grogan tece uma narrativa dramática traçando as origens da psicologia humanista na década de 1950 e seu florescimento na contracultura dos anos 1960, entrelaçados com a revolução sexual e ao psicodélico.

A narrativa, da qual Maslow é personagem central, gira em torno de 3 argumentos sobre o valor da psicologia humanista: sua ênfase na capacidade humana inata para o crescimento; sua defesa ousada da complexidade e subjetividade da alma, o seu retorno a William James e às raízes da psicologia americana, humanizando uma disciplina que se desviou do reducionismo científico.

Abraham Maslow… uma vez perguntou a si mesmo em seu diário como ele definiria o movimento [psicologia humanista] em 1 frase. Ele escreveu “um afastamento do conhecimento das coisas e objetos inanimados como base para toda a filosofia, economia, ciência,política, etc. em direção a uma centralização em cima das necessidades humanas de satisfação e aspiração como a base fundamental a partir da qual derivam todas as instituições sociais, filosóficas, éticas, e etc.

Neste pequeno filme cativante, baseado no livro, produzido por Daniel Oppenheimer, ele nos leva em uma viagem na mente extraordinária de Maslow, e a seu legado.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How Abraham Maslow and His Humanistic Psychology Shaped the Modern Self”, do Brain Pickings.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot