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Motivação & Inspiração

As 5 qualidades dos chefes notáveis

Grandes líderes

5 práticas que quando repetidas consistentemente farão que você consiga o que quer dos funcionários e do seu negócio.


5 práticas que quando repetidas consistentemente farão que você consiga o que quer dos funcionários e do seu negócio.

Chefes notáveis não são grandes no crachá e em um cargo. Grandes chefes são notáveis por suas ações.

Os resultados são tudo. Mas não da maneira que você imagina.

Se você repetir as práticas abaixo consistentemente, você, seus funcionários e a sua empresa vão se beneficiar muito dos resultados.

#1. Desenvolva cada pessoa

Você pode colocar o foco principal em alvos, atingindo resultados e realizando metas concretas. Mas, fazer isso é colocar a carroça na frente dos bois.

Sem grandes funcionários, não adianta o quanto focado nos objetivos você esteja, você nunca vai alcançar as suas metas. Os funcionários só podem atingir o que são capazes de alcançar e por isso você precisa se concentrar em fazer com que seus funcionários sejam mais capazes para que você, a sua empresa e seus funcionários possam ir cada vez mais longe.

Faz parte do seu trabalho fornecer treinamento, mentoring, e oportunidades para seus funcionários quando eles precisarem e merecerem.

Quando você faz isso, transforma o processo chato de rever os resultados e acompanhar o desempenho em algo muito mais siginificativo para os funcionários: progresso, melhoria e realização pessoal.

Sendo assim, não se preocupe em alcançar metas de desempenho. Se você passar a maior parte do tempo desenvolvendo habilidades de seus funcionários, atingir as metas vai se tornar um resultado natural.

Além disso, é muito mais gratificante.

Grandes líderes são capazes de aproveitar o potencial de cada liderado

Grandes líderes são capazes de aproveitar o potencial de cada liderado.

#2. Lide com os problemas imediatamente

Nada mata o moral de uma equipe tão rapidamente quanto problemas não resolvidos. Disputas interpessoais, problemas de desempenho, rixas entre departamentos e etc. Tudo isso gera um grande impacto negativo na motivação dos funcionários.

Pequenos problemas sempre estragam e se transformam em problemas maiores.

Além disso, quando ignoramos um problema, nossos funcionários imediatamente perdem o respeito por nós e, sem respeito não chegamos em lugar nenhum com nossa liderança.

Não espere que um problema suma em um passe de mágicas, ou que alguém o resolva em seu lugar. Encare os problemas de frente, não importando quão pequeno – ou grande – ele seja.

#3. Resgate o seu pior funcionário

Quase toda empresa tem pelo menos um funcionário que caiu em desgraça: publicamente não conseguiu realizar uma tarefa, perdeu a calma em uma reunião, ou simplesmente não consege se manter.

Com o tempo, esse funcionário passa a ser visto por todos como um elo fraco dentro da equipe.

Enquanto um empregado quiser se reabilitar, será praticamente impossível. O peso da desaprovação de toda a equipe será muito grande para que ele consiga mudar a percepção dessas pessoas.

Mas não é pesado para o líder.

Antes de remover o elo mais fraco da corrente, concentre seus esforços para tentar resgatar – e ajudar – essa pessoa em primeiro lugar. Expresse confiança. Seja reconfortante. Acima de tudo, diga a ele que você vai estar lá em cada passo de todo o caminho.

Não relaxe seus padrões. Apenas intensifique o mentoring e o coaching que você faz com seus funcionários.

Se você acredita que esse é um trabalho muito grande para um resultado pouco expressivo, pense da seguinte maneira:

Seus funcionários notáveis não precisam de muito do seu tempo; eles são notáveis porque já tem inúmeras qualidades. Se você tiver sorte, pode conseguir alguns desempenho a mais dessas pessoas. Mas, um funcionário lutando tem toneladas sobre seus ombros; resgatá-lo fará uma grande diferença.

Ocasionalmente um funcionário terá sucesso e você terá feito uma grande diferença no profissional de uma pessoa.

#4. Sirva aos outros, e não a você mesmo

Você pode até parecer egoísta uma ou duas vezes. Mas isso basta.

Nunca diga ou faça nada que o coloque no centro das atenções, mesmo que por poucos instantes. Nunca felicite funcionários e se perca exaltando o seu desempenho no meio da equipe.

A sua glória precisa ser sempre refletida na de alguém, nunca diretamente em você.

Quando seus funcionários são excelentes, você e sua empresa se sobressaem. Quando a sua equipe for bem sucedida, você e sua empresa terão sucesso. Quando você salvar um empregado e ele se tornar um profissional notável, lembre-se que é ele que deverá ser parabenizado, e não você.

Você estava apenas fazendo o seu trabalho da maneira que um chefe notável deve fazer.

Quando você sempre agir como se fosse menos importante do que os seus funcionários e, a partir do momento em que você não pedir algo a eles que não fizesse você mesmo, eles saberão o quão importante você é realmente.

Grandes líderes transformam grandes pessoas

Grandes líderes transformam grandes pessoas.

#5. Lembre-se sempre de onde você veio (o nome disso é humildade)

Quando vemos uma pessoa sendo maltratada por alguém famoso, pensamos: “mas que falta de educação”. Mas, precisamos tomar cuidado para não fazer o mesmo.

E muitas vezes fazemos.

Para alguns de seus novos funcionários, principalmente os novatos, você é um popstar. Você está no comando. Você é o chefe.

É por esse motivo que um funcionário que quer  falar algo que parece insignificante pode apenas querer passar alguns minutos com você.

Quando isso acontece, você tem uma escolha. Você pode expulsar o seu empregado, ou você pode aproveitar o momento da melhor maneira: uma oportunidade para inspirar, tranquilizar, motivar, e até mesmo dar esperança a alguém por coisas maiores.

Quanto mais alto você subir, maior o impacto que você pode causar, e maior ainda é a sua responsabilidade de fazer esse impacto acontecer.

Aos olhos de seus funcionários, um chefe sempre será uma estrela.

Lembre-se de onde você veio e tenha misericórdia com o estrelato.

Pessoas extraordinárias têm grandes responsabilidades

E essas responsabilidades não estão apenas nos resultados, mas em desenvolver em outras pessoas características para que eles também sejam extraordinários.

É justamente esse comportamento, de cumplicidade que vai fazer com que os funcionários de uma empresa a vejam como empresa deles também. E é apenas com uma equipe de pessoas que se sinta dona da empresa em que trabalham que os resultados magníficos acontecem.

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Este artigo foi adaptado do original, “The 5 Qualities of Remarkable Bosses”, da revista Inc.

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