X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

Como treinar o seu cérebro para manter o foco

Manter o foco

Nosso cérebro adora ser multitarefa. Mas todos temos muito a ganhar mantendo o foco em tarefas únicas. Entenda como se beneficiar da concentração para manter o foco.


Nosso cérebro adora ser multitarefa. Mas todos temos muito a ganhar mantendo o foco em tarefas únicas. Entenda como se beneficiar da concentração para manter o foco

Como empreendedor, temos várias tarefas em nosso dia. Ficar focado pode ser difícil com o fluxo constante de tarefas e obrigações, funcionários, clientes, e-mails e telefonemas disputando atenção.

Em meio a tudo isso, entender as limitações do nosso cérebro e trabalhar em torno disso pode melhorar o foco e ajudar a aumentar a produtividade.

Nossos cérebros são finamente sintonizados com a distração e o ambiente digital de hoje torna a concentração uma atividade difícil. “Distrações são sinal de que alguma coisa mudou”, diz David Rock, co-fundador do NeuroLeadership Institute e autor do livro Your Brain At Work.

A distração é um alerta. Oriente a sua atenção para o aqui e o agora. Isso pode ser perigoso, já que a reação do cérebro é algo automático e pode ser difícil de controlar, ou parar.

Enquanto a multitarefa é uma habilidade importante ela também tem um lado negativo. Ela reduz a nossa inteligência, fazendo com que o nosso QI caia. Com isso, cometemos erros, perdemos alguns sinais sutis e até perdemos o controle quando não deveríamos.

Para piorar tudo a distração sempre é atraente. O seu cérebro acende luzes de recompensa quando trabalhamos multitarefa, o que significa que você tem uma alta emocional quando faz tudo de uma só vez.

Em última análise, o objetivo das nossas vidas não deve ser o foco constante, mas um pequeno e curto período diário sem distrações.

Segundo Rock, “20 minutos de foco diariamente, sem exceções, tem um profundo poder transformador em nossas tarefas e atitudes”.

Sendo assim, experimente essas 3 dicas para conseguir um comportamento mais focado e produtivo na sua jornada empreendedora.

Como vencer o desafio de manter o foco?

Como vencer o desafio de manter o foco?

#1. Faça o trabalho criativo em primeiro lugar

Normalmente, damos prioridade para o trabalho mais árduo e a outras tarefas sem sentido em nosso dia-a-dia.

Esse tipo de trabalho drena nossa energia e reduz o nosso foco. Depois de 1 hora realizando esse tipo de trabalho, a nossa capacidade cerebral de processamento e realização é muito menor do que no início das atividades.

Toda decisão que tomamos vai cansando o nosso cérebro. Sendo assim, para se concentrar da maneira correta, inverta essa ordem.

Marque as tarefas que exigem criatividade e concentração para o início do seu dia e depois passe para o trabalho mais fácil, ou mais burocrático, como apagar e-mails e agendar reuniões, no final do dia.

#2. Distribua o seu tempo de maneira inteligente

Ao estudar milhares de pessoas, Rock descobriu que estamos realmente focados em uma média de 6 horas semanais apenas.

Por esse motivo, precisamos ser diligente na maneira com que distribuímos o nosso tempo e tomamos a nossa atenção.

A maioria das pessoas se concentra melhor no período da manhã, ou no final da noite, e os estudos de Rock demonstram que 90% das pessoas têm seus melhores pensamentos e ideias fora do escritório.

Descubra aonde e quando você se concentra melhor, então aloque suas tarefas mais difíceis para esse momento.

#3. Treine seu cérebro como um músculo

Estar ou ficar multitarefa é natural. O nosso cérebro se adapta a isso naturalmente.

“Nós perdemos a capacidade de nos concentrarmos a partir do momento em que a distração se torna um hábito”, diz Rock.

É preciso praticar a concentração, desligando todas as distrações e comprometendo a nossa atenção para uma única tarefa.

Comece aos poucos, talvez com 5 minutos por dia e trabalhe, gradualmente, com pedaços maiores de tempo. Se encontrar a sua mente vagando, é só voltar correndo para a tarefa.

“É como praticar exercícios para ficar em forma, você precisa construir o músculo, diz Rock”.

Os perigos em ser multitarefa

Os perigos em ser multitarefa.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How to Train Your Brain to Stay Focused”, da revista Entrepreneur.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot