Aprenda a ser mais produtivo organizando a sua jornada em torno de tarefas
São 19h de uma segunda-feira. Você está com o Facebook aberto em seu computador, junto com mais alguns sites que comumente acessa, menos o seu trabalho.
Você retorna para sua lista de afazeres do dia apenas para perceber que não terminou nenhuma tarefa desde às 13h. Todo mundo já passou por isso em algum momento da sua vida.
Por que o horário comercial?
O brasileiro médio trabalha hoje 44 horas semanais (uma média de 8,8 horas ao dia, se ele precisar compensar o sábado), mas o quão eficaz têm sido essas 8 horas por dia?
Antes de irmos além, porque temos que trabalhar 8 horas por dia? A resposta vem de um homem chamado Robert Owens, que iniciou uma campanha durante a Revolução Industrial.
Naquela época, a regra eram 14 horas por dia, para maximizar a produção das fábricas. Owens bravamente defendia a ideia de que as pessoas não deveriam estar trabalhando mais do que 8 horas por dia.
Seu famoso slogan foi: 8 horas de trabalho; 8 horas de lazer; 8 horas de descanso.
Essa regra logo se tornou o padrão, quando a Ford implementou o dia de 8 horas com a Ford Motors Company, em 1914. Apesar das dúvidas, os resultados foram surpreendentes.
Com menos horas trabalhadas pelos empregados e o dobro do salário, a Ford conseguiu dobrar suas margens de lucro. Isso incentivou outras empresas a adotarem a jornada de trabalho mais curta, de 8 horas como um padrão para seus empregados.
Isso mesmo. Não há uma explicação científica ou bem pensada de porque trabalhar 8 horas por dia. É simplesmente um padrão que foi transmitido ao longo de 1 século para que as fábricas fossem mais eficientes.
O tempo se tornou uma medida para a produtividade, porque essa é uma métrica fácil de medir.
Tentamos constantemente trabalhar mais horas durante o dia, porque sentimos que temos conseguido fazer algo até o fim. Mas o tempo é uma métrica de vaidade quando tentamos medir a produtividade.
Na economia criativa de hoje, quanto tempo nós trabalhamos por dia não é o que importa. É o que fazemos com o tempo que temos que importa.
As longas horas são muitas vezes mais para provar algo a nós mesmos do que na verdade, produzir.
Faça menos, cada vez mais
Todos buscam maneiras de fazer mais ao longo do dia. Depois de experimentar várias dicas e truques, muitos desistem. Mas, aqui estão 5 ideias que podem funcionar para você.
#1. Liste suas 3 tarefas mais importantes
Antes de sair do escritório, liste 3 tarefas para o dia seguinte, que serão as mais impactantes no que você está trabalhando.
Dica: se você já tem uma lista de tarefas, escolha a tarefa que está na parte inferior da sua lista, ou que você tem evitado por ser a mais longa e coloque-a no topo.
#2. Trabalhe em intervalos de 90 minutos
Ao invés de olhar para o seu dia como um dia de trabalho de 8 horas, quebre o seu dia em 3 ou 4 pedaços de 90 minutos.
Faça pausas entre eles para se exercitar, descansar, namorar – o que você precisar para manter a sua mente fora do trabalho por um pequeno período.
#3. Dê-se menos tempo
Aplique a Lei de Parkinson para tudo que você fizer durante o dia. Como Tim ferris diz, “uma tarefa vai ser bem percebida de acordo com a sua importância e complexidade em relação ao tempo alocado para completa-la”.
Basicamente, se você tem 8 horas para fazer alguma coisa, você terá todas as 8 horas para algo que poderia ser feito em menos tempo.
#4. Organize tarefas semelhantes
Seja responder e-mails, fazer telefonemas, ou alimentar mídias sociais, faça as tarefas em blocos. Muitas tarefas ao mesmo tempo irão atrapalhá-lo, e ninguém quer desperdiçar sua energia mental indo e voltando em diferentes tarefas.
#5. Peça ajuda
Enfatize o que você é bom, mas não perca tempo tentando corrigir seus pontos fracos. Se você está preso em alguma coisa, tire 5 segundos para perguntar a alguém que pode saber a resposta.
Coloque essas dicas em prática
Você vai se sentir muito melhor consigo mesmo após a implementação de alguns desses truques, e como resultado, essas dicas só vão melhorar a sua rotina de trabalho.
Assim, você verá que, o que importa não é a sua jornada de trabalho, mas o quão bem você entrega as suas tarefas.
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Este artigo foi adaptado do original, “Why you shouldn’t work 9-5”, do The Growth List.