É possível saber quais características, hábitos e forças de um empreendedor de sucesso?
Quais os atributos fazem um empreendedor precisar passar pela fase startup para prosperar?
Existem muitos mitos que vivem em torno do Vale do Silício, que são maximizadas por figuras como Steve Jobs ou Mark Zuckerberg, de que os jovens precisam estar no auge dos seus 20 anos.
Mas estamos falando de pessoas foras de série, de acordo com uma extensa pesquisa já feita por uma incubadora de startups.
Nos últimos 3 anos o Founder Institute realizou com seus candidatos uma bateria de testes de personalidade e aptidão. Em seguida, eles rastrearam os candidatos dos testes com os lançamentos de suas startups.
O objetivo era ver se os traços de personalidade podem ser compensados com o crescimento da receita e força de mercado.
Os resultados? Como é possível observar no infográfico abaixo, o ímpeto da juventude é um mito.
Os melhores empreendedores são aqueles que trabalham primeiro, ganhando conhecimento do mundo real com a valiosa experiência de 1 década ou mais.
A mesma coisa foi dita pelo pessoal do Google’s startup acquisition.
Cada ano de vida melhora as hipóteses de um empreendedor – até os 40 anos. Mas eles não diminuem depois. Tenham coragem, empreendedores de cabelos grisalhos.
As outras conclusões podem parecer um tanto quanto óbvias: é preciso mente aberta, flexível, que seja capaz de tomar decisões rápidas.
Você precisa também ser agradável (essa é mais uma prova do best-seller “The No Asshole Rule”). Você não precisa de QI, como é tradicionalmente medido, muito menos de habilidade para reconhecer os padrões.
E finalmente há o ego.
Claramente os empreendedores precisam ter algum sucesso – mas apenas o necessário. Narcisismo é um péssimo comportamento, assim como qualquer tipo de instabilidade emocional.
Você tem o DNA do empreendedorismo?
As conclusões da pesquisa do Founder Institute que mostram qual é o perfil mais propício para o sucesso nos negócios.
#1. Experiência profissional
Você não precisa ter acabado de sair da escola para ser um empreendedor de sucesso.
Os dados mostraram que começar a empreender a partir dos 34 anos com o domínio e a expertise necessárias pode ser uma grande vantagem competitiva;
#2. Grande inteligência
Você pode aprender rapidamente sobre como é possível resolver um novo problema, e de fato resolvê-lo?
Com uma constante mudança das regras do jogo, empreendedores precisam reconhecer padrões e rapidamente se adaptar para sobreviver.
#3. Abertura
Você está constantemente buscando por novas experiências e conhecimentos? A sua curiosidade faz com que você desafie as normas aceitas e o status quo?
Os melhores empreendedores buscam e anseiam pela mudança e abominam a mesmice.
#4. Afabilidade moderada
Você consegue balancear cooperatividade com antagonismo? Você geralmente vive entusiasmado e atencioso, mas é direto e áspero quando necessário?
Os melhores empreendedores precisam ser flexíveis e saber ir de um ponto a outro para o bem do trabalho em equipe.
#5. Q.I.
Surpreendentemente, ao contrário do que possa parecer, não foi encontrada nenhuma correlação entre o Q.I. e empreendedores de sucesso.
#6. Consciência
A consciência mensura a responsabilidade e capacidade de um empreendedor, mas para espanto de algumas pessoas, também não foi encontrado nenhuma relação entre empreendedores de sucesso e sua consciência.
E você, o que pensa a respeito das conclusões do estudo realizado pelo pessoal do Founder Institute?
___
Este artigo foi inspirado pelo, “The Best Entrepreneurs Are Older, Have Less Ego”, do Mashable.