Por mais confiantes que sejamos, às vezes nos deparamos com a dúvida sobre o caminho que estamos seguindo. Então, o que fazer?
Infelizmente, ou felizmente, em algum momento, todo mundo experimenta a sensação de que o seu melhor não é o suficiente.
Não importa o quanto você é bem sucedido, a dúvida e a insegurança encontram um espaço para se infiltrarem dentro da sua cabeça. Ao passo em que a sua empresa amadurece, as dificuldades vão mudar, mas nunca deixarão de existir.
A distinção é fundamental entre os empreendedores que fazem sucesso e aqueles que não têm capacidade de treinar as suas mentes para superar a dúvida que acompanha os desafios.
O primeiro passo é entender a distinção entes os tipos de dúvida: a dúvida saudável e construtiva, e a dúvida impeditiva e destrutiva.
Os empreendedores devem sempre se esforçar para cultivar e abraçar a dúvida saudável, minimizando os efeitos negativos da dúvida destrutiva.
Aprenda a diferença
A maioria dos empreendedores têm um plano estratégico anual ou trimestral que fornece orientação sobre as estratégias, táticas e objetivos de suas empresas.
A dúvida saudável permite que eles olhem para o seu plano através da lente da realidade e reconheçam a grande probabilidade de que sua estratégia pode não se materializar como planejado, apesar de seus melhores esforços.
A dúvida saudável oferece uma perspectiva realista da capacidade do plano – ou incapacidade – de prever o futuro de uma empresa.
Você está experimentando a dúvida saudável se:
- Desafiar seus pressupostos.
- Está se sentindo preparado.
- Está ciente que tudo está em constante mudança.
- Se perguntar qual será o plano B.
- Aceitar o fato de que às vezes vai errar o alvo.
- Saber que cada tropeço é apenas parte de escalar a montanha.
A dúvida destrutiva toma conta quando os empreendedores permitem a sua mentalidade e confiança para ser abalado pelas mudanças que estão prestes a acontecer.
A dúvida destrutiva supera o empreendedor quando ele permite que os altos e baixo de uma startup afetem negativamente o seu compromisso com o negócio e a sua confiança.
Você está experimentando a dúvida destrutiva se:
- Questiona suas habilidades.
- Está se sentindo paralisado.
- Está cego para novas oportunidades.
- Pensa em nunca tentar novamente.
- Olha para o fracasso como algo ruim.
- Pensa que um tropeço é o fim do mundo.
Mude o seu jeito de pensar
Cultivar a dúvida saudável é uma forma de arte que é desenvolvida ao longo do tempo, e que exige disciplina mental.
Ao aceitar suas imperfeições, esteja confortável com falhar rapidamente, se for preciso e continuar perseverante.
Quando mais prática você tem, melhor você estará ao aproveitar o poder positivo da dúvida saudável, o que reforça o fato de você poder realmente construir a sua empresa e o estilo de vida de seus sonhos.
Da próxima vez que você enfrentar um desafio e escutar a sua voz interior tentando calar você por conta da dúvida destrutiva, pare por um momento, reconheça o que você está sentindo, e opte por ver as coisas por um ângulo diferente.
A simples decisão de modificar a sua perspectiva pode mudar a dúvida destrutiva em uma dúvida saudável, transformando um obstáculo em uma nova oportunidade.
___
Este artigo foi adaptado do original, “When You Should Embrace Your Pangs of Doubt”, da FastCompany.