X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Motivação & Inspiração

Os segredos da felicidade no trabalho

Felicidade no Trabalho

Promover a felicidade no trabalho é o sonho de toda empresa. Aqui vão algumas dicas para tornar essa tarefa possível


Promover a felicidade no trabalho é o sonho de toda empresa. Aqui vão algumas dicas para tornar essa missão possível

Você provavelmente já ouviu falar que um funcionário feliz é mais produtivo. Se você quer saber o quanto mais produtivo, aqui estão alguns números:

  • 33% a mais de rentabilidade (segundo Gallup).
  • 43% a mais de produtividade (Hay Group).
  • Aumento de 37% nas vendas (Shawn Acor).
  • 300% mais inovação (HBR).
  • Aumento de 50% no volume de negócios (Gallup).
  • 50% menos incidentes de segurança (Babcock Marine Clyde).
  • Diminuição de 66% dos atestados médicos (Forbes).
  • Diminuição de 125% na rotatividade de funcionários (HBR).

Com base nisso, a Delivering Happiness at Work está trabalhando em uma calculadora que permite que as empresas calculem o custo de ter funcionários descontentes.

Mas a felicidade no trabalho não termina com um curso, livro ou workshop. Até porque, a busca da felicidade de uma pessoa é algo muito sério.

Com isso em mente, precisamos lembrar que empresas e profissionais precisam ser coerentes (andar conforme sua própria conversa) e alinhar nosso propósito junto com nossa visão.

Feito isso, aqui estão alguns dos pilares e segredos para distribuir e alcançar a felicidade no trabalho.

#1. Desenhe a sua própria cultura

A premissa é simples: desenhe um olho com 3 anéis. O ponto central é o seu “eu”. A ideia é que a felicidade no trabalho e na vida começa sempre com você.

O próximo círculo somos o “nós”, que pode ser a família, amigos e colegas de trabalho.

O anel externo é a comunidade, ou todas as pessoas que afetam seu trabalho como parceiros e fornecedores.

Ao colocar-se no meio você começa a ver quanto seus próprios valores pessoais influenciam aqueles que te rodeiam. Alinhe as coisas que são mais importante para o seu eu com o nós e a comunidade.

Isso vai fazer seu trabalho mais gratificante, suas parcerias mais fortes e seu impacto no mundo maior.

Acredite: é possível fazer do seu trabalho uma diversão.

Acredite: é possível fazer do seu trabalho uma diversão.

#2. Promova a cultura

Cada equipe em sua empresa precisa saber os valores fundamentais da sua empresa.

Dê para cada funcionário da sua empresa um pequeno cartaz com os valores fundamentais da sua empresa em um porta-retrato, ou preso na parede.

Os valores fundamentais da sua empresa são o DNA da sua marca que permite a equipe voar juntos de maneira unificada como um bando de pássaros em direção a um destino único.

#3. Traga-se inteiramente para o trabalho

Isso não quer dizer que as pessoas precisam compartilhar os mesmos valores pessoais para que os valores da organização unam a equipe e fortaleça o seu negócio.

Empresas que entregam a felicidade incentivam seus funcionários a trazer toda a sua personalidade, juntamente com toda a estranheza que é peculiar a cada indivíduo.

O ambiente de trabalho precisa permitir que as pessoas sejam mais elas mesmas. E isso é muito menos sobre equilibrar a vida e o trabalho, e mais sobre misturar o trabalho com a vida.

#4. Escale a felicidade individual para fortalecer a organização

Isso pode parecer uma receita simples para pequenas empresas, mas você precisa promover a sua organização como um grupo eclético. Ao trazer sua autoestima para o trabalho, você pode coexistir de maneira feliz.

Além disso, a sua empresa precisa promover micro-culturas dentro dela mesma: nem todos os departamentos têm o mesmo modus operandi.

Permita que áreas diferentes tenham suas micro-culturas diferentes, alinhadas aos valores fundamentais de sua organização.

#5. Integre toda a equipe

Eu sei. A sua empresa pode ter uma filial em várias cidades, ou estar espalhada através de alguns home offices, mas é muito importante integrar toda a equipe como parte de um único time.

Além de ter um calendário com encontros periódicos (a cada bimestre ou trimestre) crie um esforço para unir sua equipe semanalmente, por videoconferência, ou atraindo-os para um hapy hour.

A conexão é uma das peças da felicidade no trabalho.

A integridade e unicidade da equipe é um pilar para promover a felicidade.

A integridade e unicidade da equipe é um pilar para promover a felicidade.

#6. Crie canais abertos de diálogo

Permita que as pessoas cheguem ao líder da organização sem delongas. As pessoas precisam saber que os executivos e donos da organização estão acessíveis e prontos para ajudar.

Crie momentos para estimular o contato dos funcionários com o CEO e executivos. É importante criar essa conexão entre as pessoas que estão construindo a sua empresa.

#7. Use a honestidade construtiva

Nem toda pessoa ou ideia é uma boa opção dentro das empresas. Mesmo depois de fazer os funcionários passarem pelo processo de seleção, muitas vezes eles não têm nada a ver com a equipe depois de contratados.

As empresas precisam praticar o princípio da extrema transparência para eliminar problemas em potenciais.

Então, se há algo ou alguém que não esteja contribuindo de maneira positiva para a empresa a equipe precisa compartilhar seus pensamentos de maneira honesta e sincera.

É possível ser feliz no trabalho

Ao contrário do que muitos pensam ou praticam, não existe nenhuma linha que separam os lados pessoais e profissionais dos seres humanos.

Por mais que muitos líderes, funcionários, empreendedores e consultores insistam em pregar o contrário, somos indivíduos e, isso significa que temos uma personalidade única, mesmo sendo pai, executivo, político ou uma celebridade.

A única maneira de promover a felicidade no trabalho é encontrando empresas que alinham seus valores aos nossos valores pessoais e, promover a felicidade como meio de conectar nossas expectativas sobre a vida.

___

Este artigo foi inspirado pelo, “Happiness Secrets of the Delivering Happiness at Work Staff”, da FastCompany.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot