Embora os engenheiros e aficionados em espaço provavelmente amem ‘The Martian’, os empreendedores tem algo a mais para aprender com ele. “We got the forest. Everyone else got trees.” (“Nós vimos a floresta. Todo resto viu árvores.” – uma expressão norte-americana sobre se ater aos detalhes e não se ver o todo mais importante.)
Não, não são os efeitos especiais. Não são as menções de como a chegar a Marte mais rápido ou como o filme nos fez nos sentir lá.
Na verdade, as partes mais emocionantes – onde o personagem de Matt Damon resolvia cada desafio de engenharia, lidava com os desafios do trabalho em equipe e os passeios no espaço – só construíram a base para a maior lição do filme, o que a maioria dos espectadores não percebeu.
A maior lição é esta:
Não importa o quanto você se preparou, quando você está fora do caminho conhecido, sendo um pioneiro, você terá que enfrentar e resolver problema após problema após problema que nunca foram previstos.
Esqueça os efeitos especiais, a atuação e o roteiro. Se você é um empreendedor aqui está cena mais importante do filme. Você não precisa nem sequer ter visto o filme para apreciá-la:
“Em algum ponto, tudo irá “sul para você” (dar errado) e você vai dizer: é isso. É assim que eu vou acabar. Agora, você pode desistir ou você pode começar a trabalhar. Isso é tudo o que há. Você só precisa começar. Você faz a matemática. E então, resolve um problema e resolve outro, e depois o próximo. E, se você resolver problemas suficientes, você consegue voltar para casa”.
Faça o paralelo com a sua situação como empreendedor e você verá como tudo isso se encaixa também nesta realidade.
Burocracia significa sistemas, recursos e processos. Eles são ótimos para muitas coisas, mas quando você começa algo novo, você não possui nenhum.
As burocracias não geram os problemas de Marte. Você pode ser o melhor engenheiro, gerente, líder, vendedor, representante, ou qualquer coisa em uma burocracia e fracassar como um empreendedor porque mesmo que possa lidar com cada pequeno problema que um empreendimento lhe trouxer, a tensão mental de não saber o que virá pode exauri-lo.
Entretanto se você enfrentar um problema imprevisto após problema imprevisto após problema imprevisto ao descobrir novas formas e encontrar ou criar recursos para isso, então você pode ter sucesso como empreendedor.
Pode parecer loucura que o melhor engenheiro, vendedor, ou qualquer outro funcionário pode não ser capaz de se tornar o melhor empresário. Eles estão em sintonia com o conhecido. Nós, empreendedores enfrentamos o desconhecido. Quando temos sucesso, contratamos os especialistas.
O que faz um especialista especialista? Geralmente, o treinamento especializado. A formação especializada do sistema educacional de hoje geralmente significa seguir instruções. Altas notas, um MBA, um PhD, e a maioria das credenciais de hoje significa que você seguiu direitinho as instruções.
O personagem de Matt Damon teve sucesso por seguir instruções?
Se você pensar bem, vai perceber que seu personagem sabe exageradamente muito e tem habilidades demais para ser verossímil. Nós só acreditamos que ele pode fazer tudo o que quiser simplesmente porque escolhemos acreditar.
O que torna os empreendedores empreendedores é o fato de escolherem se envolver em um desafio e terem a confiança de que podem lidar com os problemas que apareçam. Se alguém pode resolvê-los, eles podem. Se eles não podem resolvê-los por eles mesmos, eles encontrarão alguém que pode e irão torná-los parte de sua equipe. Se eles não tiverem os recursos, eles vão procurar encontrá-los.
Uma coisa que o personagem de Damon não precisou foi colocar-se naquela situação (embora ele tenha escolhido ir a Marte, o que pode ser suficiente), coisa que empreendedores, geralmente, costumam fazer.
Ele teve que lutar para voltar para casa. Nós, os empreendedores temos que lutar para não apenas alcançar a lucratividade, mas fazer com que nossos amigos e familiares nos compreendam e nos apoiem, para superar vulnerabilidades e tantas outras coisas que podem ser comparadas sim, com as dificuldades de sobreviver em um novo planeta.
Repetindo a lição do filme:
“Agora você pode desistir ou você pode começar a trabalhar. Isso é tudo o que há. Você só precisa começar. Você faz a matemática. E então, resolve um problema e resolve outro, e depois o próximo. E, se você resolver problemas suficientes, você consegue voltar para casa”.
Agora comece a trabalhar e resolva alguns problemas que você nunca pensou que conseguiria.
__
Artigo da Inc.