X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

chefe bom ruim
Empreendedorismo

Como lidar com chefes ruins

Algumas dicas para você sair dessa situação insustentável.


Lidar com pessoas difíceis é uma habilidade que muitos de nós não têm e também não vê muita necessidade em desenvolvê-la. Na vida diária, podemos optar por ignorar ou se distanciar de quem estiver sendo difícil. Mas quando essa pessoa é o seu chefe, a sua liberdade de escolha é limitada. A habilidade de se lidar com um chefe ruim é algo que pode ser aprendido, como qualquer outra habilidade.

Para salvar você desse desgaste desnecessário e de alguma frustração, aqui estão algumas dicas básicas:

1. Identifique o que faz com que seu chefe seja difícil. Quando identificamos alguém temperamental ou difícil de lidar, o que realmente significa é que algum aspecto da natureza humana tornou-se ampliado e persistente nesta pessoa. Por essa perspectiva, aqui estão as principais categorias nas quais as pessoas difíceis se encaixam:

  • Tirano, nervosinhos e tipos agressivos ampliam a raiva.
  • Loucos por controle, perfeccionistas, e nitpickers ampliam a necessidade de estar no controle.
  • Medrosos, isentões, e outras formas de indecisos ampliam o medo e insegurança.

Estes são os três principais tipos de maus patrões. Por isso ajuda bastante saber com qual você está lidando porque não se pode tratar todos da mesma maneira.

2. Não tente consertar o que está errado e não tente fazer terapia no seu chefe. É um desperdício de tempo pensar que você pode mudar um comportamento profundamente enraizado. Da mesma forma, tentar chegar à raiz psicológica do problema é geralmente inútil, mesmo se você achar que sabe o que está realmente errado com ele. Suponha que seu chefe não sabe ou não se preocupa com o seu mau comportamento. Mesmo que ele tenha  auto-consciência suficiente para ver que seu comportamento precisa de conserto, mas não pode fazer nada sobre isso, o resultado final ainda é o mesmo.

3. Concentre-se no contato e na comunicação. O mau comportamento isola as pessoas porque afasta os outros para longe. A tática mais usada com um chefe ruim é ficar fora do seu caminho. Mas você nunca vai aprender a lidar com ele (ou ela) até que você faça contato de verdade. Na maioria dos casos, a pessoa isolada é secretamente sedenta por contato humano. O próximo passo é começar a se comunicar. Isso geralmente inicia-se por ouvir e observar. Não se aproxime de seu chefe com a intenção de dar conselhos ou abrir seus sentimentos. O objetivo principal é descobrir o que seu chefe tem a dizer e quanto ele vai estar disposto a ouvir. Comunicação leva tempo, e você precisa ser paciente, mantendo um canal aberto, sem uma agenda pessoal.

Maximize o que é positivo e minimize o que é negativo

4. Aprenda a não se irritar. Todos nós temos nossos próprios pontos frágeis, e enquanto uma pessoa pode não fazer questão sobre algum detalhe, outras podem ficar excessivamente irritadas. Se o seu chefe te enerva, você não vai estar em uma boa posição para ajudar a si mesmo quando você reagir negativamente. Também não é uma comunicação provável de ocorrer. Mas no lado positivo, você pode aprender a interagir durante aqueles momentos em que o mau comportamento está em níveis aceitáveis. Lembre-se, o mau comportamento não tem a ver com você, mesmo que possa te fazer espumar.

5. Não ajude outros a minar o seu chefe tornando a situação pior. Não fofoque ou participe de sessões de reclamações. Não arraste os pés ao seguir ordens – respostas agressivas passivas só pioram uma situação que já está ruim. Tenha em mente que o seu papel é o de maximizar o que é positivo e minimizar o que é negativo.

Com estes passos em mente, você pode estabelecer uma base para tomar a decisão mais importante que você pode tomar, que é ir embora ou não. Mas às vezes, um mau chefe é mais do que uma pessoa difícil. Às vezes, ele ou ela é intratável e ultrapassa em muito o limite que você pode tolerar. Nesse caso, você não terá mais a opção de ter que lidar com ele ou ela: a decisão já estará tomada. Deixe-o para trás.

Gostou? O Dr. Flávio Gikovate também ajuda a entender mais sobre o problema:

 

__

Deepak Chopra em Linkedin Pulse.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot