X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

inner-motivation_19918
Motivação & Inspiração

Reconhecimento no local de trabalho

Todos nós precisamos de motivação. Mas temos a obrigação de motivar também.


Como seres humanos limitados e imperfeitos, é extremamente normal que não estejamos enérgicos e dispostos o tempo inteiro. Oscilamos entre o ânimo e o desânimo com certa regularidade, afinal, não somos andróides automaticamente programados para produzir e trabalhar. Somos seres orgânicos e emocionais, e normalmente, precisamos de certa dose de alegria e satisfação para levarmos nossos dias com relativa normalidade. Muitas vezes, no entanto, precisamos de uma boa injeção de ânimo, para seguir adiante com nossas tarefas, obrigações e afazeres. Mas onde, exatamente, podemos obter esta injeção de ânimo? Existem inúmeras formas de adquiri-las. Mas neste artigo, vamos enveredar especificamente por uma forma mais direta: o elogio.

Todos nós gostamos – apreciamos verdadeiramente – quando alguém exalta, ou reconhece nossas qualidades, ou nosso empenho e esforço, em determinado trabalho, tarefa ou projeto. Quem disser que não está mentindo. Em maior ou menor grau, todos nós gostamos de ser reconhecidos pelo nosso trabalho. Isso é inquestionável. No entanto, na terrível correria do cotidiano, muitas vezes esquecemos que não devemos apenas esperar sermos reconhecidos: devemos, antes de tudo, mostrar que reconhecemos o valor do trabalho dos outros também. Infelizmente, perdemos inúmeras oportunidades de colocar isso em prática, com uma frequência maior do que imaginamos. Mas podemos desenvolver o hábito de reconhecer o trabalho alheio, e elogiar nossos colegas de trabalho. Nunca é tarde para despertarmos esta qualidade.

Elogiar, reconhecer prontamente as qualidades do trabalho de alguém, não é válido apenas para quem exerce cargos de chefia. Na verdade, TODOS deveríamos fazer isso. A troca e a sinergia em nosso local de trabalho seria muito mais dinâmica e eficiente, se o fizéssemos com sinceridade, e com mais frequência. Sendo uma criatura primariamente emocional, seres humanos ressentem-se profundamente quando são ignorados, menosprezados ou tratados com indiferença. Isso pode ferir os sentimentos de qualquer pessoa, e uma pessoa desanimada, invariavelmente, não se sentirá motivada para nada. Evidentemente, não devemos exigir perfeição das pessoas, e não podemos cobrar delas qualidades que não desenvolvemos. Para exigir reconhecimento, temos de estar primeiramente dispostos a oferecê-lo.

Elogios nunca devem ser desmesurados, ou exagerados, pois assim soariam falsos, e até mesmo irônicos ou contraproducentes. Possivelmente, o efeito gerado seria o contrário do desejado: ao invés de motivarmos nosso colega ou funcionário, poderíamos deixá-lo constrangido ou consternado. Elogios devem ser breves e sinceros. Não precisam ser grandiloquentes ou espalhafatosos, e também não há a menor necessidade de que a equipe inteira ouça. Dependendo da ocasião, pode-se fazer mais do que isso: podemos realmente inspirar o indivíduo a desenvolver o seu potencial, e trabalhar em suas qualidades, de maneira a desenvolvê-las de forma cada vez mais plena e abrangente.

Nas trivialidades de nossa letargia cotidiana, cometemos a grande falha de não enxergarmos a nós mesmos como agentes motivacionais, e, dessa maneira, perdemos oportunidades fantásticas de auxiliar pessoas próximas a nós de desenvolverem seu real potencial, e não apenas como profissionais, mas também como seres humanos. Acabamos por subestimar a nossa capacidade de inspirar e reconhecer o trabalho de pessoas próximas a nós. Esquecemos que possuímos a habilidade de exercer poder para motivar pessoas, e insuflar-lhes autoconfiança e determinação. Temos o mesmo poder destes palestrantes motivacionais que existem em enorme quantidade no mercado. Nós, no entanto, podemos fazer de graça, e ininterruptamente, aquilo que eles cobram muito caro para fazer, durante o curto período de uma hora e meia. Muitos de nós reclamam que não foram estimulados o suficiente, que não foram encorajados o suficiente, quando éramos mais jovens. Mas o que estamos fazendo com relação às pessoas próximas a nós? Com relação a indivíduos mais jovens, com relação às gerações mais jovens? Indivíduos reclamadores e derrotistas serão, na melhor das hipóteses, aquilo que já são: profissionais estagnados e simplórios. Um bom gestor, um bom funcionário, um bom empregador, no entanto, tratará de desenvolver a importante qualidade motivacional do reconhecimento alheio. O trabalho dos outros é tão importante quanto o nosso. Se motivarmos as pessoas que fazem parte de nossa vida de forma enérgica, entusiástica, sincera, amistosa, a desenvolverem todo o seu potencial, poderemos contribuir para o maravilhoso propósito delas tornarem-se aquilo que deveriam ser.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot