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Motivação & Inspiração

Seja pontual e atento a todos os seus compromissos

No frenesi do dia a dia, nem sempre é possível lembrar de todas as obrigações. Como proceder?


Na correria do dia a dia, nem sempre é fácil conseguir aquele tempo para nos organizarmos, o que dirá colocar as prioridades em ordem. Visitar clientes, pagar contas e elaborar orçamentos são tarefas que, embora corriqueiras, tomam bastante tempo de todos nós, e naturalmente damos prioridade aos compromissos e às obrigações de caráter mais urgente. Mas não raro esquecemos coisas importantes, e às vezes acabamos perdendo a oportunidade de fazer uma boa venda, ou de causar uma ótima impressão em um possível cliente, porque, invariavelmente, nos perdemos no insano turbilhão de afazeres e obrigações em que, muitas vezes, ficamos sufocados. Consequentemente, em determinadas ocasiões, acabamos maculando um impecável histórico de serviços em virtude de pequenas displicências, que poderiam ter sido evitadas, se fôssemos um pouco mais organizados. Mas será mesmo que é possível estabelecer prioridades de forma meticulosa, porém objetiva, de maneira a evitar, ou ao menos, minimizar, perdas e danos de natureza profissional?

Sim, é possível.

Embora não devamos ser excessivamente perfeccionistas na organização, pois isso nos tomaria muito tempo – e não podemos nos dar ao luxo de desperdiçar tempo – devemos aprender a ter sempre à disposição uma agenda, seja ela a boa e velha agenda convencional, ou a eletrônica, no celular, no tablet ou no computador, e criar o hábito de anotar nela todos os compromissos importantes, por data, hora e local. E então, você deve criar o hábito de verifica-la todos os dias pela manhã, assim que chegar no seu local de trabalho. Você deve olhar todos os compromissos que você tem para aquele dia específico, embora, nas segundas-feiras, seja interessante você analisar antecipadamente todos os compromissos que terá durante a semana. Se você criar este hábito de forma regular, e olhar a agenda diariamente, como a primeira coisa que você fará pela manhã, você nunca mais perderá outro compromisso na vida.

Mas para isto dar certo, você deve evitar ao máximo ter mais de uma agenda, ou de fazer anotações concernentes a obrigações profissionais em cadernos aleatórios ou em papéis e blocos de anotações avulsos. Isto só dará certo se você obedecer a este princípio. Além de ser um hábito relativamente fácil de adquirir, depois que ele estiver perfeitamente integrado à sua rotina, você nunca mais faltará a um compromisso importante em sua vida novamente. Se tornará conhecido pela regularidade, constância e pontualidade, qualidades que contam favoravelmente para todos os profissionais, independentemente da área em que atuam.

Adquirir este hábito pode melhorar sua imagem como profissional, pois muitas vezes, parceiros comerciais ou clientes que acidentalmente deixamos na mão não nos darão uma segunda oportunidade. E nos tempos em que estamos vivendo, onde conseguir clientes, especialmente em determinados segmentos, está cada vez mais difícil, tudo o que pudermos agregar de positivo a nosso respeito contará muito a nosso favor. E, embora não devamos ficar terrivelmente obcecados com relação à hábitos organizacionais, de forma ponderada, eles nos auxiliam a esquadrinhar de maneira eficiente nossas obrigações. Até porque ser displicente neste aspecto consome tempo, e tempo deve ser despendido de forma sumariamente econômica e produtiva. Se você ainda não adquiriu está hábito, assim que o fizer, verá como, em pouco tempo, ele irá melhorar a sua vida, lhe dar mais segurança com relação à sua agenda de tarefas e obrigações, e funcionará como um formidável cronograma para a sua carreira profissional, sendo uma referência segura para todas as suas atividades, ao longo do dia, da semana e do mês. Isto é, se você anotar religiosamente todas as obrigações para as quais for convocado, é claro!

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