Será que você realmente precisa levantar cedo para ser mais produtivo? Talvez não
Você não deve ser apenas uma pessoa da manhã, você deve ser uma super pessoa durante o dia.
Seria bom saltar da cama com um movimento de empolgação que assustariam até os galos, sem alarme, nem nenhum outro lembrete. Depois disso, não precisaria do café pra acordar, nem de tempo para se sentir confortável com o novo dia que se inicia.
Na verdade, super pessoas da manhã querem interagir com pessoas, trabalhar, correr e queimar o excesso de energia.
As pessoas que brilham à luz do dia são uma rara espécie mais produtiva, mais saudável e mais eficiente não apenas na vida, mas também nas tarefas do dia-a-dia.
Mas, por outro lado, dizer para as pessoas simplesmente acordarem cedo é o mesmo que tentar encaixar um pino quadrado em um buraco branco.
Em qualquer empresa, das maiores corporações às pequenas, podemos encontrar centenas de pessoas que matariam para poder levantar um pouco mais tarde.
E isso não as torna burras. Elas continuam sendo produtivas, incrivelmente inteligentes e têm o seu hábito.
Essas pessoas gostam de ficar acordadas até tarde, entre 2h e 4h, onde encontram o seu foco produtivo. O fato de uma pessoa acordar mais cedo do que essas pessoas não a torna melhor, simplesmente por esse detalhe.
O que importa é: se você quer realmente ser mais produtivo e, um profissional melhor, descubra qual é o seu melhor horário, qual o horário que funciona pra você.
Teste levantar-se mais cedo e veja como você se sai. Se não der certo, continue fazendo o que funciona e dá resultado – e satisfação – pra você.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Why ‘You Need to Be a Morning Person’ is Really Bad Advice”, do The Muse.