X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Líder gaúcha comanda cooperativa de sistemas hidráulicos


Brasília – A liderança sempre foi uma característica forte de Nadir Daroit. E a vocação levou a gaúcha à presidência da Cooperativa de Produção de Sistemas Hidráulicos (Coosidra), na qual ela comanda homens e mulheres. A fábrica fica no distrito industrial de Cachoeirinha (RS), na região metropolitana de Porto Alegre. Ela conquistou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Negócios Coletivos.

A ideia de fundar a Coosidra surgiu quando ela percebeu que as finanças da fábrica onde trabalhava, a Rudick, não iam bem. “A empresa estava na iminência de falir. Liderei um grupo de 20 funcionários e assumimos o controle da fábrica para esperar o encerramento das atividades”, recorda-se. “É uma honra ser presidente em um ambiente essencialmente masculino. Hoje, a mulher ainda sofre com a desigualdade social no mercado de trabalho. Temos que ir à luta”, frisa.

A Coosidra enfrentou processo judicial e trabalhou como prestadora de serviço na fábrica por dez anos até que, em 2009, houve um leilão e a cooperativa comprou a fábrica. Em 2010, um consultor do Sebrae foi até a cooperativa para apresentar o trabalho da instituição. “Foi um momento em que estávamos precisando muito de apoio para a gestão dos negócios. A gente só sabia fazer aquilo. Gerir é diferente e exige investimento”, diz a presidente da Coosidra.

Nadir e os colaboradores fizeram vários cursos oferecidos pelo Sebrae, dentre eles, os de gestão de qualidade, gestão financeira, relações humanas e indicadores de desempenho. “Isso transformou nossa visão de negócio e acho que agora estamos indo muito bem”, afirma.

Hoje, a cooperativa conta com 1,5 mil clientes espalhados por todo o país e o trabalho está no rumo certo. “Cada um dos colaboradores se sente dono da Coosidra. Por meio do cooperativismo, podemos promover igualdade social, desenvolvimento sustentável com maior geração de emprego e renda. O nosso objetivo é proporcionar uma vida mais digna a todos nós”, ressalta a presidente.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
[email protected]

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo