X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Liderança

Como ser um líder mais virtuoso

Virtude

Quais são as virtudes indispensáveis na prática da liderança? Entenda quais virtudes é preciso desenvolver para a prática da liderança virtuosa.


Quais são as virtudes indispensáveis na prática da liderança? Entenda quais virtudes é preciso desenvolver para a prática da liderança virtuosa

Coragem é uma virtude importante para a liderança. É fundamental para liderar as pessoas, romper o status quo e ter um impacto significativo.

Mas, além da coragem, prudência e temperança também são fundamentais para a liderança.

A prudência

Prudência vem do latim, prudentia, que significa visão e sagacidade e, no francês antigo, significa “sabedoria para ver o que é virtuoso, adequado e rentável”.

A prudência é saber quando segurar as pessoas e quando envolve-las. Na prática da liderança, a prudência aplica-se pelo menos em 3 áreas: sabedoria, visão/previsão e conhecimento.

Sabedoria

A sabedoria afeta claramente a tomada de decisão. Nós estamos olhando para o que está funcionando, ou estamos nos concentrando naquilo que não está funcionando?

O que devemos focar primeiro, pontos fortes e paixões ou pontos fracos? Será que realmente precisamos gerir pessoas assim como fazemos com os outros recursos?

Será que temos um sentido compartilhado e alinhado de propósito e objetivos? O nosso processo de tomada de decisão é compreensível e fundamentado?

Visão/previsão

Esse sentido requer equilíbrio de interesses concorrentes, como de curto e de longo prazo. Estamos dispostos a fazer alguns sacrifícios hoje para sermos melhor amanhã?

Podemos avaliar rapidamente a situação e entender os potenciais resultados? Somos capazes de mitigar o risco, bem como o plano de resgate? Podemos aplicar as lições do passado sem lhes prejudicar o futuro?

Conhecimento

Funcionam como o entrosamento entre a forma de aprender e aplicar. Nós testamos nossas hipóteses, aprendemos a aplica-las e iterar? Podemos desaprender?

Damos às pessoas a educação e as experiências de que precisam? Podemos mudar nossa lente, olhar para as coisas de forma diferente e enxergar as oportunidades nos desafios? Será que somos capazes de pensar paradoxalmente?

A temperança

A temperança é geralmente considerada como uma moderação do equilíbrio de interesses concorrentes. Temperança não é a busca da uniformidade para alcançar o status quo. Temperança é um excelente complemento para a coragem.

A temperança pode ser aplicada em pelo menos 3 áreas: equilíbrio, disciplina/hábitos e ROII (retorno sobre o investimento em inovação).

O equilíbrio

É como costumamos definir a temperança. Podemos equilibrar a vida com o trabalho? Estamos focados na satisfação do cliente ou em manter os acionistas felizes?

Nós conseguimos agir no curto prazo sem prejudicar o longo prazo? Nossas equipes são compostas de diversidade de pensamentos, perspectivas e experiências?

Disciplina/hábitos

É aqui que as coisas começam a acontecer. Nossas políticas equilibram as necessidades das pessoas com os nossos negócios? Somos responsáveis? Damos as pessoas a autoridade de acordo com a sua responsabilidade?

Incentivamos hábitos saudáveis de mente e corpo? Nosso envolvimento com a nossa comunidade reflete nossos valores? Será que realmente estamos reduzindo ou eliminando as barreiras culturais?

ROII – retorno sobre o investimento em inovação

Nós temos um processo de inovação que é robusto, mas não oneroso? Será que sabemos aprender com o fracasso ou vamos punir as pessoas por conta disso?

Estamos continuamente testando as hipóteses de aprender, aplicar e iterar? Nós valorizamos a experimentação ou vemos isso como um sinal de que não temos resposta?

Nós apoiamos a cultura lean startup ou vamos exigir a perfeição antes de ir para o mercado? Permitimos tempo e o espaço para que a inovação aconteça?

A temperança é um complemento para a coragem de seguir o próprio caminho.

A temperança é um complemento para a coragem de seguir o próprio caminho.

Qual a virtude mais importante no processo de liderança?

É difícil isolar uma virtude como sendo a mais importante no quesito liderança e inovação.

A liderança é sobre isso: a capacidade de lidar com sobreposições, para integrar, identificar sinergias e interdependências e apoiar as pessoas para maximizar as oportunidades de criação do lucro e do resultado.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Why leadership requires prudence and temperance”, do SmartBlog on Leadership.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot