X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

iphoto-fotos-dos-ultimos-samurais-20-990×658
Liderança

O milenar código samurai e o líder moderno


Segundo os Samurais, o Conceito de Virtude é um tema relevante a todos que desejem manifestar uma convivência reta e íntegra, sempre. Para eles, ser virtuoso significa manter uma conduta exemplar e ser um exemplo a ser seguido. Isso é entender que um homem Sábio só caminha pelas Virtudes dele e de quem com ele interage.

Um Líder que adota a Ética Humanista, como alternativa a ética subjetiva e/ou a ética autoritária, tem como foco principal desenvolver o potencial existente em cada colaborador para evoluir o “todo do meio que lidera”.

Como o grande desafio de um Grande Líder é cotidianamente liderar com humanismo e ética, utilizaremos o Código Samurai (Bushido) para nos inspirar e nos ensinar princípios importantes e elevados de liderança.

1 – AUTOCONTROLE (controle sobre si mesmo; autodomínio, comedimento, equilíbrio)

Quem desenvolve o autocontrole consegue analisar cada situação, previamente, o que lhe permite interagir com maior precisão. A aceitação do prazer ou do sofrimento que lhe cabe como resultado de suas ações é consequência de sua plena consciência. Esse nunca reclama e continua sendo ele mesmo, tanto nos erros, quanto nos acertos.

2 – COMPAIXÃO (impulso altruísta de ternura para com o sofredor; sentimento piedoso de simpatia)

A Virtude Compaixão deve sempre ser exercida com aquele Sentimento de Justiça que impede a criação de qualquer tipo de dependência coletiva ou qualquer tipo de dependente individual. O Samurai sabe o quão importante é ser compassivo. E, se a oportunidade demorar a surgir, ele sabe que deve sair do seu caminho para encontrá-la.

3 – CORAGEM (firmeza de espírito para enfrentar situação difícil; moral forte perante o perigo)

Ter coragem para mudar as coisas que podem ser mudadas é propriedade de ‘Fortes’. Líder forte é aquele que sempre faz tudo o que for necessário e, quando não o faz ou procrastina o que entende como dever, ele se sente um ‘lixo’. Cultivar a coragem não é o bastante para o Samurai, posto que ele procure reconhecê-la no próximo.

Há o exemplo de dois senhores feudais, Kenshin e Shingen, que lutaram por quinze anos. Ao saber da morte de seu rival, Kenshin chorou amargamente pela perda daquele a quem classificou como “o mais perfeito dos inimigos”.

4 – ERUDIÇÃO (instrução; vastos conhecimentos científicos e literários)

Para um Samurai erudito a visão interna leva a uma postura de responsabilidade, em relação às ações e atitudes necessárias. Ele entende que não há tonalidades cinza no que se refere à honra e justiça, só há o certo e o errado que ele já reconhece. Sabe que o verdadeiro homem faz o que pode até que seu destino lhe seja revelado.

5 – GENTILEZA (ação nobre, distinta ou amável)

Ser constantemente gentil para com todos é um dos pontos que destaca e marca a Nobreza de um Samurai que possui a capacidade de satisfazer, tanto ao próximo, quanto a ele mesmo. Gentileza é uma manifestação da consideração cerimonial à divindade e aos sentimentos do próximo, dos mais sutis aos mais grotescos.

6 – HONESTIDADE (preceitos morais do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível)

No Credo do Samurai aprende-se: “Eu não tenho poder divino, faço da honestidade meu poder divino”. No Código, a honestidade é uma obrigação auto imposta para aqueles que seguem essa doutrina.

Como o Código ensina: “morrer quando o certo é morrer e lutar quando o certo é lutar”, eu deduzo que seja o ‘certo’ de cada um de nós. Creio que honesto é aquele que age dentro dos seus padrões morais (Ética), sem hesitar.

7 – HONRA (conduta proba, virtuosa, corajosa que permite gozar de bom conceito junto à sociedade)

Honrar-se é autodominar suas paixões. No Bushido, a Honra jamais deve ser abandonada ou preterida. Porque, apesar da mortalidade humana, seu nome e seu legado devem ser eternos. Exemplo Samurai: “Ainda que me desnudes e me insultes, o que importa?… Não poderás manchar minha ALMA com teu ultraje…”

8 – LEALDADE (respeito aos princípios e regras que norteiam a honra; fidelidade aos compromissos assumidos)

Lealdade não exige acordos e nem precisa ser previamente tratada, por ser uma Virtude baseada caráter e no senso de dignidade. Fidelidade significa cumprir um acordo previamente tratado. Lealdade precisa ser um fundamento para qualquer tipo de sociedade, por existir em si e por não depender de laços de amizade ou de família.

9 – SINCERIDADE (qualidade, estado ou condição do que é sincero; franqueza, lisura de caráter)

Sinceridade é traço do caráter e é a manifestação comum de uma persona gentil e leal. Samurais não dizem “mentiras piedosas” para não ferir os sentimentos de outra pessoa, por ser mentira e falta de sinceridade. A “Palavra de um Samurai” precisa ser vista como algo sólido, inquebrantável, mais do que um contrato escrito.

Autor: Moracy das Dores, mercadólogo reconhecido pelo MEC e especialista em Marketing, Comunicação e Vendas. Implantou o 1º Call Center do Brasil, há 31 anos – Atual Consultor de Marketing da Trade Call Service. Escreveu e publicou dois livros: “Para sua vida melhorar, basta saber negociar” e “O Objetivista e a nova forma de ser e de estar no planeta Terra”. Outros Artigos publicados: www.tradecall.com.br/site/blog/ (Blog Trade Call Service).

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot