Os desafios são diários para todos os profissionais independente da área e é preciso estar um passo a frente para conquistar o seu espaço e fazer um trabalho excepcional. Pode parecer clichê, mas é preciso se reinventar para que você não seja esquecido e um novo profissional ocupe o seu espaço.
Um dos itens que considero importante para a construção de qualquer carreira profissional é o Marketing Pessoal. Se você não sabe o Marketing Pessoal te ajudará a vender a sua imagem da melhor forma para que as pessoas passem a te olhar da maneira que você deseja.
O Livro Arte da Guerra de Sun Tzu pode ser uma boa escolha para que você entenda alguns itens primordiais que precisam ser avaliados antes de pensar sobre como construir a sua marca pessoal. Tirei um trecho do livro como referência para você começar a pensar sobre a construção da sua marca.
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não… Click To Tweet
Três ensinamentos para sua carreira
Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. Click To TweetSe você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.
O primeiro passo é você conhecer a sua área de atuação para você entrar na disputa para se tornar um profissional de destaque. E quando me refiro a área de atuação quero que você entenda sobre a sua área e busque todos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para exercer o seu trabalho é necessário ter repertório para que o ‘milagre comece a acontecer’. As oportunidades acontecem para as pessoas que vivem uma busca constante.
Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Click To Tweet“Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota”.
Você tem repertório é um profissional capacitado e conhece o seu mercado, mas é preciso conhecer você. Quem é você como um profissional? Nesse caso você pode começar fazer a Analise Swot da sua vida profissional avaliando quais são suas forças e fraquezas para entender quais são as oportunidades e ameaças.
Avaliar o seu perfil profissional te ajudará a ter uma previa noção de quais serão os caminhos a serem seguidos.
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Click To Tweet“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.
Você pode saber perfeitamente quem você é como profissional, mas se você não tiver o conhecimento necessário para exercer as suas atividades profissionais com uma boa noção do mercado viverá na corda bamba entre situações de sucesso e de fracasso. Entender a sua área de atuação e o perfil do seu consumidor é essencial. Você precisa saber quem é que ‘paga a conta’ e para isso é válido entender um pouco de cada área da empresa para que você possa apresentar as soluções mais adequadas para a necessidade do seu cliente e/ou chefe.
Depois de avaliar os três itens que listei com base nos ensinamentos de Sun Tzu é hora de fazer a lição de casa e avaliar cada ponto para entender quais ajustes são necessários para iniciar a construção da sua marca.
Agora a frase que você precisa ler todos os dias para iniciar o seu dia de trabalho com mais inspiração é ‘as oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas’.
–
Ciro Bottini é apresentador de televisão, palestrante, locutor, empresário e especialista em comunicação e vendas.