X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Singapore
Política e Economia

O livre mercado é a democracia mais eficiente que existe

O mundo não é perfeito. Mas em um ambiente de livre mercado, chegamos muito próximo disso.

Cingapura. Um milagre do livre mercado.

Uma das maiores atribuições do socialismo é sua destrutiva voracidade. Com uma profunda ojeriza pela liberdade, um de seus principais objetivos é acabar com este elemento tão indispensável às nossas vidas, aonde quer que ele esteja. Principalmente no mercado de trabalho.

Um ambiente de livre mercado é simplesmente a melhor democracia que existe no mundo. Por quê? Porque é um ambiente que se autorregula de acordo com a demanda dos consumidores. Para início de conversa, em um ambiente de livre mercado, você não é obrigado a nada. Você compra o que tem vontade de comprar, o que pode comprar, e o que deve comprar, de acordo com as suas preferências, necessidades e poder aquisitivo. Você não precisa obedecer a absolutamente nada, a não ser às suas próprias vontades, e isso vale para todos os consumidores. Se você é um empreendedor, oferece algum serviço ou fabrica um determinado produto, este princípio inviolável se aplica exatamente da mesma forma. Afinal, você é livre para produzir aquilo que bem entende. Evidentemente, você irá fabricar um produto que sabe que terá demanda e será livre para comercializá-lo direta ou indiretamente, através do varejo ou do atacado.

Adicionalmente, o seu produto terá de ser de excelente qualidade por duas razões extrínsecas e fundamentais: apenas desta maneira você terá retorno financeiro para sustentar-se e manter o seu negócio, e, em um ambiente de livre concorrência, será forçosamente obrigado a aperfeiçoar-se constantemente para manter a sua empresa em evidência. Se você não proceder desta maneira, outras empresas o farão, e você invariavelmente perderá clientes para os produtos ou serviços cada vez melhores e mais sofisticados dos seus concorrentes.  

Toda esta harmonia, no entanto, é destroçada quando entram em ação destrutivos, maledicentes, pérfidos e alienatórios regulamentos e decretos governamentais.

O socialismo mata o livre mercado por não respeitar os custos intrínsecos de sua realidade produtiva, ao recusar-se a reconhecer as informações contidas na fabricação de um determinado produto. Ao trocar a racionalidade do valor econômico pela irracionalidade da interferência estatal, nós temos a fórmula ideal para uma grande catástrofe.

Assista ao Diogo Costa – O livre mercado é bom para os pobres:

Para citar um exemplo, foi exatamente isso o que aconteceu na Venezuela. Quando a estatização do valor dos produtos regulamentou a uniformidade dos preços para tudo o que havia no mercado – especialmente produtos alimentares –, a economia começou a entrar em colapso. Isso atacava a realidade concreta dos fatos: para praticamente todas as empresas em atividade, simplesmente não valia a pena fabricar produtos cujo preço final de venda era inferior ao custo para produzi-los. E era ilegal alterar o preço final. Pouco tempo depois do decreto, centenas de empresas começaram a encerrar as atividades. Longe de acabar com as desigualdades, o que tal decreto executou foi o princípio de um trágico suicídio econômico.   

A Venezuela é um excelente exemplo do que pode acontecer com um país quando o seu governo não respeita o livre mercado. Empresas decretam falência, o desemprego cresce exponencialmente, a miséria se expande assustadoramente, e a população começa a morrer de fome.

Ao contrário do que dizem os seus detratores, o livre mercado é o único lugar no mundo onde realmente é possível exercer a liberdade e o trabalho com grande dignidade. Além de ser uma ótima ferramenta para se combater e mitigar a pobreza, o livre mercado é o único elemento que pode fazer uma nação tornar-se desenvolvida, e conquistar sua autonomia econômica.   

Uma economia robusta e salutar, que se traduzirá em um país desenvolvido, depende primariamente do respeito concedido ao livre mercado pelo governo.

O que nós realmente precisamos é de uma economia completamente liberal.

O que nós realmente precisamos é de uma economia completamente liberal. Click To Tweet

O liberalismo econômico faz toda a diferença para o progresso e a prosperidade de uma nação. Esta é a grande diferença entre tornar-se um Chile, ou descarrilhar para uma Venezuela.

Sem falar que, na adoção do livre mercado, todos saem ganhando: consumidores, produtores, empreendedores e até mesmo o governo. É interessante salientar que, em um ambiente econômico salutar, o governo poderá cobrar impostos com mais legitimidade. Ao ganhar dinheiro com certa facilidade, empresários se sentirão menos motivados a sonegar.

Precisamos de mais livre mercado e menos interferência governamental. Este é o único caminho para a liberdade e para o desenvolvimento econômico.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot