X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mangas do Vale do São Francisco atraem compradores dos Estados Unidos


Recife – A National Mango Board – entidade do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, que tem como missão aumentar o consumo de mangas no território norte-americano – fará sua primeira reunião no Brasil nesta quarta-feira (28), na cidade de Petrolina (PE).  No encontro, o Sebrae vai lançar o Manual de Práticas para o Melhor Manejo Pós-colheita da Manga.

O manual foi elaborado para atender às exigências de importação do mercado norte-americano e é fruto de um trabalho de cooperação, envolvendo profissionais de diversos países, incluindo o Brasil. A edição em português do documento foi organizada pelo Sebrae. Estarão disponíveis duas mil cópias do manual, que também poderá ser acessado gratuitamente no endereço www.sebrae.com.br/setor/fruticultura.

Além do Sebrae, participam do lançamento do manual representantes do National Mango Board e da Valexport – Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco, entre outros parceiros e produtores de manga do Vale do São Francisco, composto por aproximadamente três mil produtores da fruta. Atualmente, os EUA importam 98% da manga que consomem. Desse total, cerca de 8% é do Brasil.

Segundo Marilda Peele, diretora de Relações Institucionais da instituição, “a National Mango Board promove três reuniões de diretoria por ano. E a primeira delas, a reunião da primavera – atual estação no hemisfério norte – é feita em um dos países que mais exportam para os Estados Unidos. É a primeira vez que ela acontece no Brasil”, revela.

Nesta terça-feira (27), membros da National Mango Board, Sebrae e Valexport fizeram uma visita técnica a uma fazenda produtora do fruto no município pernambucano. Eles tiveram acesso à plantação e ao processo de preparo e embalagem do produto para exportação.

A fazenda visitada é responsável pela produção de cinco variedades de manga e exporta em torno de 70% do que é gerado em suas terras para os Estados Unidos e o mercado europeu. Parte da produção também é destinada ao mercado interno. “O grande problema é saber se o alimento é seguro e se foi produzido com as melhores práticas. O manual que será lançado pelo Sebrae é muito importante, pois vai incentivar a segurança alimentar e incrementar a qualidade do produto”, explicou o produtor Flávio Muranaka. “Além de abrir mais mercado, você ainda diminui os custos”, completou.

Cadeia produtiva

Representando o Sebrae na visita, Léa Lagares, coordenadora nacional de Fruticultura e Vitivinicultura da instituição, explicou que o documento serve tanto para o produtor rural como para proprietários de grandes empresas. “O manual é voltado para todos os membros que compõem a cadeia produtiva da manga. Para que o produto chegue bem à mesa do consumidor é importante que cada um cumpra sua parte”, disse.

Serviço:
Sebrae em Pernambuco: (81) 2101.8499
www.pe.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 

 

nesta quarta-feira (28), a partir das 15h, em evento no Sest Senat do município de Petrolina

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot