X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Mato Grosso comemora Dia da Consciência Negra


Cuiabá – Orientação sobre anemia falciforme, prevenção e tratamento de câncer serão temas de duas palestras durante a comemoração do Dia da Consciência Negra, neste sábado (19).  Famílias que integram as comunidades quilombolas da região de Poconé, a 102 km de Cuiabá, no Mato Grosso, aguardam ansiosas pelas atividades da programação. Espera-se reunir três mil pessoas, entre várias comunidades que habitam a região, oriundas principalmente de assentamentos.

O evento, que tem o apoio do Sebrae no Mato Grosso, soma-se aos vários movimentos realizados pelo Brasil neste período do ano, com propósito de chamar atenção para as lutas e trajetória histórica dos povos afrodescendentes. É que o explica Rosária Leite, integrante da Comissão Executiva das Comunidades Negras Quilombolas de Poconé. Ela conta que, a cada ano, esse espaço vem crescendo em tamanho e importância, envolvendo mais parceiros e comunidades quilombolas, que giram em torno de 20.

Exposições com vários produtos tipicamente produzidos pelas famílias, como cachaça, derivados de banana, balas e doces, farinha, rapadura, melado, artesanato, entre outros, serão apresentado no evento. “A programação é estrategicamente direcionada ao público afrodescendente. Além disso, complementa as demandas locais, como é o caso de orientação sobre saúde, mais difícil por aqui”, comenta Rosária.

A professora comemora o sucesso de um projeto, em parceira com o Sebrae em Mato Grosso, que resultou na inclusão de um curso sobre história dos descendentes de quilombos na grade do ensino fundamental. “As disciplinas foram especificamente preparadas incluindo as histórias das comunidades locais”.

As palestras também abordam a Umbanda e Candomblé, religiões de origem africana e tradicionalmente praticadas pelos grupos quilombolas. Estão previstas ainda oficinas de capacitação em estética, culinária afro e medicina tradicional.

De acordo com a técnica de Agronegócio do Sebrae no Mato Grosso, Valéria Pires, a instituição colaborou para montar a estrutura do evento e o próximo passo será focar no empreendedorismo local. “Vamos capacitar os participantes para a criação dos produtos, levando em conta o resgate da cultura e os saberes populares”.

Serviço
www.sebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae em Mato Grosso
0800 570 0800
Unidade de Marketing e Comunicação Sebrae-MT
65 3648 1261 e 1262
www.mt.agenciasebrae.com.br
youtube.com/sebraematogrosso
twitter.com/sebraemt
Rita Comini / MTB 267 – MT – +55 65 9932 1890
[email protected]
Lana Motta/MTB 597/MT – +55 65 3648 1260 (manhã)

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot