X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Miriti é destaque no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato


Belém – O Ateliê Miriti da Amazônia, de Abaetetuba, é uma das 100 melhores unidades produtivas de artesanato do país. O empreendimento foi o único paraense selecionado na terceira edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que reconhece os melhores da atividade em todo o Brasil.

O dono do estabelecimento, o artesão Josias Plácido, trabalha com o miriti há 15 anos e acredita que a certificação ajudará a valorizar esse tipo de arte. “O Ateliê Miriti da Amazônia é um exemplo de que trabalhar com miriti dá certo e é rentável”, diz. Josias é atendido há mais de dez anos pelo Sebrae no Pará, que apoia o trabalho dos artesãos de Abaetetuba e possibilitou avanços na qualidade de fabricação de brinquedos, hoje um dos símbolos mais importantes da região.

Preocupado com o futuro do artesanato em miriti, que corre o risco de acabar pela pouca motivação dos jovens em dar continuidade ao trabalho, o artesão também dá espaço em seu ateliê para aprendizes. “Aprendi a lidar com o miriti desde pequeno e sei da importância dele para nossa cultura. Por isso, me preocupo em repassar o que sei”.

Josias Plácido concorreu com mais de 1,8 mil inscritos de todo o Brasil. A seleção levou em consideração requisitos da cadeia de produção e comercialização do artesanato que vão além da qualidade estética e do valor cultural, tais como a adequação econômica e ambiental, qualidade e responsabilidade social. Fizeram parte do júri personalidades como os designers Marcelo Rosembaum e Ângela Carvalho, a jornalista Cristina Franco e a Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão.

Os vencedores terão a oportunidade de expor seus produtos em eventos e encontros de negócios nacionais, além de receber o certificado da premiação e divulgar três produtos no catálogo do prêmio. Os artesãos podem ainda utilizar o selo TOP 100 de Artesanato e participar de exposições nos grandes eventos esportivos que ocorrerão no Brasil, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de 2014.

A solenidade de entrega do prêmio será no dia 4 de setembro, na Marina da Glória, Rio de Janeiro.

Serviço:
Sebrae no Pará (91) 3181.9140
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo