Curitiba – Os portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, vão receber cerca de R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados em 2012. Parte dos recursos pode beneficiar micro e pequenas empresas que forneçam produtos e serviços para o setor de petróleo e gás. O detalhamento do montante será divulgado nesta terça-feira (24), em Curitiba, no II Painel de Negócios. O encontro é voltado a empresários de micro e pequenas empresas de diversos segmentos interessados em conhecer as demandas de bens e serviços e as formas de cadastramento de fornecedores pelas grandes empresas do setor.
O evento é promovido pela Cadeia Produtiva do Petróleo & Gás, projeto do Sebrae no Paraná em parceria com a Redepetros/PR, que capacita micro e pequenas empresas e promove o intercâmbio tecnológico e o acesso delas a novos mercados.
“É importante participar dessas iniciativas, para conhecer as necessidades do mercado e se adequar às demandas. Um dos objetivos é permitir que as pequenas empresas do Paraná aumentem suas vendas e a geração de postos de trabalho”, afirma o consultor do Sebrae, Pedro Cesar Rychuv Santos. Ele orienta os participantes a levarem ao evento materiais que apresentem seus produtos. As informações serão encaminhadas à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e pode render bons negócios.
O projeto Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia é um convênio entre a Petrobras e o Sebrae para o fortalecimento de micro e pequenas empresas com potencial para o fornecimento de serviços à companhia. A Redepetro/PR, trabalha representando as empresas associadas, articulando negociações com a Petrobras e empresas de médio e grande porte, para fortalecer a rede.
A presidente da Redepetro/PR, Izabel Cristina de Souza, explica que a proposta da instituição é facilitar o acesso de pequenas empresas às oportunidades de negócios do setor. “Abrimos caminhos de comunicação com a estatal e as empresas âncoras que prestam serviços à Petrobras em nível local e nacional”, analisa. Ela informa que existem oportunidades para micro e pequenas empresas fornecerem instrumentação metal-mecânica, manutenção, refeições, segurança, limpeza e uniformes. “Para atender esse mercado é preciso investir muito em produção, gestão e organização. A qualidade é um quesito muito importante e o processo de melhoria deve ser constante”, observa.
O II Painel de Negócios acontece em Curitiba, na sede do Sebrae no Paraná, a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até segunda-feira (23) 23 pela Central de Relacionamento Sebrae.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br)
[email protected]
Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias