X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

O que a reeleição de Obama pode nos ensinar sobre empreendedorismo?

obama presidente

A reeleição de Obama é a prova de que as pessoas precisam de um líder. E é justamente isso que faz com que as pessoas depositem a confiança nas outras.


A reeleição de Obama é a prova de que as pessoas precisam de um líder. E é justamente isso que faz com que as pessoas depositem a confiança nas outras.

As lições de liderança aprendidas com a reeleição de Obama ontem podem até ser mais sutis do que as de 2008, mas não menos significativas.

Em sua primeira vitória presidencial, os ingredientes que fizeram a diferença em sua vitória foram: o carisma ofuscante, a esperança, a aspiração e visão.

Já, dessa vez, o que se viu foi não uma liderança com “L” maiúsculo, mas sim a liderança com “L” minúsculo. Este estilo não apela para o drama, mas sim para o pragmatismo e para o foco na realidade.

Mas, uma das verdades incontestáveis sobre os grandes líderes é que muitas vezes eles caminham o centímetro a mais que falta para o sucesso. E foi isso que Obama fez.

Estar pronto para largar o cargo, caso perdesse. A maturidade de não ter medo de perder é que permite que os grandes líderes se arrisquem e realmente toquem as pessoas.

Os americanos adoram o pragmatismo. Eles sempre preferiram a prática ao discurso. Os americanos amaram o Obama de 2008, mas esse presidente prometeu mais do que pode cumprir e, por isso viu a sua reeleição ameaçada.

Se juntarmos esse Obama eletrizante, que não conseguiu fazer jus às expectativas que despertou nos americanos, juntamente com um congresso republicanos reduzido, temos o Obama realista de 2012, que é justamente o tipo de político que os americanos reelegem.

No final, a vitória foi não o resultado de uma nova mensagem de esperança.

A mensagem responsável pela reeleição de Obama foi produto da sua capacidade – e de parcerias, como Bill Clinton – para convencer os eleitores de que o futuro era tão incerto que o país precisa de mais competência do que magnetismo e carisma.

Obama mostrou ser o líder que os americanos precisam nesse momento

Obama mostrou ser o líder que os americanos precisam nesse momento.

Competência e não sentimentalismo.

Em tempos difíceis – nos EUA, na Europa e, por que não no mundo todo – esse é um teste decisivo de liderança. Principalmente quando os eleitores têm menos paciência para oratória e simples promessas e valorizam a capacidade de realização de seus representantes.

Em sua exibição de competência na sua reeleição, Obama atingiu 6 características essenciais para os empreendedores.

#1. Foco.

Obama mostrou que tem capacidade de suportar os seus objetivos e trabalhar ate conseguir atingí-los.

Um grande exemplo foi a busca de Bin Laden.

O foco, parece carne de vaca quando o assunto é empreendedorismo, mas muitas pessoas ainda esquecem desse importante detalhe na hora de alavancar o seu negócio e fazer a diferença.

  • Querer agradar todo mundo é exemplo de falta de foco.
  • Acreditar que empreendedorismo é fazer tudo ao mesmo tempo é mais um exemplo de falta de foco.
  • Não escolher uma fatia – mesmo que seja minúscula – do mercado para dedicar a sua ideia é muita falta de foco.
  • Não entender as necessidades do seu público é também falta de foco.

#2. Consistência.

O presidente foi capaz de manter a consistência mesmo em questões que ele mudou de opinião, para conectar as metas de governo e manter uma linha de governo dentro do seu estilo de presidência.

Quantas vezes você já começou a fazer uma coisa, parou no meio do caminho e começou a fazer outra?

Ser consitente significa fazer uma ponte entre as ideias e trabalhá-las até o final. Todas as tarefas na vida de um empreendedor precisam estar conectadas a uma ideia maior, que precisa ser o centro – ou o core business – do negócio.

Comprometa-se em realizar algo grandioso e mantenha a consistência das suas ideias nisso. Mudar de opinião é natural e normal durante a vida de qualquer pessoa. Por isso, mesmo quando mudar de opinião, mantenha a ideia original e melhore-a com as suas novas opiniões.

#3. Maestria.

Obama mostrou que domina o conhecimento necessário para a realização do seu trabalho.

E é justamente isso que todo empreendedor precisa. Empresas precisam de pessoas generalistas e especialistas. O empreendedor precisa ser mais do que um especialista. Precisa ser um expert.

Seja um expert naquilo que você faz. Entenda o mercado, a concorrência, os consumidores e tudo que rodeia a sua ideia melhor do que qualquer pessoa. Domine o conhecimento necessário para fazer o seu negócio acontecer.

Esse será o seu grande diferencial. Não aja apenas porque tem uma ideia na cabeça.

Obama usou do pragmatismo para ganhar a confiança do povo americano

Obama usou do pragmatismo para ganhar a confiança do povo americano.

#4. Resiliência.

Em 2010 Obama sofreu uma perda considerável no no congresso e perdeu forças. Além disso, no primeiro debate, Obama estava fragilizado e, por alguns segundos, algumas pessoas pensaram que ele tinha entregado os pontos.

Mas, Obama mostrou ter a qualidade necessária para dar a volta por cima e ser o líder que os americanos precisam, principalmente no segundo debate, quando mostrou ser ainda o Obama que sabe o que precisa ser feito.

Se o primeiro debate foi uma isca, ou se ele realmente estava fragilizado, não sabemos.

Sabemos que empreendedorismo é sinônimo de obstáculos. E são justamente esses obstáculos que vão mostrar o verdadeiro potencial do empreendedor. Cada obstáculo vencido é um novo aprendizado e, um ponto a mais na capacidade de continuar firme em seu propósito.

Não existe dia fácil para o empreendedor.

Não ouse falar em empreendedorismo se você apenas não quer ter chefe. A cobrança de fazer as coisas acontecerem é bem mais rigorosa do que qualquer chefe que existe.

#5. Estabilidade.

Os eleitores ficaram convictos de que o presidente estava no caminho certo e que a semente do progresso havia sido plantada.

O seu negócio precisa levar estabilidade para as pessoas.as pessoas têm um problema, ou ignoram que tenham um problema. Mas têm. E quando alguma coisa leva solução para esse problema, e cria uma estabilidade o negócio cumpriu o seu papel.

Qual é o sossego e a estabilidade que seu negócio vai criar para as pessoas?

#6. Experiência.

Obama aproveitou o seu conhecimento e experiência e política externa e sobre os fatores que prejudicam os EUA para mostrar como foi um executivo eficiente, mostrando como o seu antecessor não tinha sido, e com isso mostrar que sabe o que precisa ser feito.

A sua vida é a sua maior fonte de aprendizado. Diálogos, recortes, livros, pessoas, família e amigos, tudo isso é um fator de aprendizado na vida de um empreendedor.

É justamente essa capacidade de ser autodidata e aprender facilmente com tudo que nos rodeia que separa os empreendedores do resto do mundo.

Quais as verdades incontestáveis de ontem que você aprendeu estarem erradas hoje?

Mas, o carisma ainda é a chave.

Obviamente o fato de Obama estar amadurecendo em uma figura pragmática não foi a única razão para a sua vitória.

Sim. Ele ele se dedicou à campanha, jogou duro, concentrou seus esforços nas mulheres e latinos e, juntamente com seu carisma, levantou muito dinheiro e teve apoio de outros líderes emblemáticos, como o ex-presidente Bill Clinton e sua esposa, Michelle Obama.

Todos esses fatores foram determinantes para a vitória. Mas nada disso faria diferença se o povo norte-americano não tivesse a percepção que que Obama era a pessoa certa para fazer a economia dos Estados Unidos voltar a ser o que já foi um dia.

Quais lições a eleição dos EUA pode dar aos empreendedores?

Além das 6 características que fizeram a diferença no Obama reeleito, o carisma é determinante.

Quando o cenário fica difícil, as pessoas não olham para o espetáculo, mas sim para a competência. Obama quase perdeu as eleições de 2012 porque prometeu demais em 2008.

Mas ele ganhou ontem porque teve o carisma suficiente para convencer o povo americano que era a pessoa certa para realizar o que ficou faltando. E é justamente isso que as pessoas querem: líderes que cumprem as suas promessas.

Você pode ser o melhor profissional do mundo. Mas você vai precisar de carisma e empatia para fazer com que as pessoas certas se juntem a você – e para fazer com que as pessoas comprem aquilo que você produz.

A reeleição de Obama pode nos ensinar muito sobre empreendedorismo

A reeleição de Obama pode nos ensinar muito sobre empreendedorismo.

___

Este texto foi inspirado no original “Why He Won: A Lesson in What People Really Want in a Leader“, da revista Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot