Porto Alegre – Nada menos do que 40 milhões de brasileiros frequentam diariamente as padarias para comprar um dos produtos mais consumidos no mundo todo: o pão. Com base nesse dado, é de se esperar que abrir um negócio no ramo é uma atividade recomendada e lucrativa. Entretanto, o que se verifica hoje é que até mesmo as tradicionais padarias tiveram que diversificar suas vendas e passaram a trabalhar também com outros produtos, além de pães. De olho no mercado, 42 empreendedores das cidades gaúchas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Guaporé estão empenhados em buscar capacitação através do projeto Desenvolver a Cadeia da Panificação e Confeitaria na Serra Gaúcha, implemenado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul.
Até o final do ano, os empreendedores participarão de workshops, cursos, seminários, rodadas de negócios e missões a feiras como a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (Fipan) e a Minas Pão.
Uma das ações que fazem parte do cronograma para 2012 é o programa Novos Rumos para seu Negócio, que começou em abril e deverá terminar em junho. Elaborado pelo Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), o primeiro módulo abrange 16 horas de capacitação e oito horas de consultoria. A segunda etapa, com um total de 16 horas, trata da Gestão da Produção. “O objetivo é sensibilizar o panificador para a profissionalização de seus processos, despertando seu interesse para novas tecnologias e conceitos de produção”, acrescenta o presidente do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch.
No primeiro módulo, por exemplo, o curso leva o panificador a planejar seu futuro com foco nas tendências do setor. “A consultoria os auxilia a fazer um planejamento para os próximos dez anos”, acrescenta a gestora do projeto do Sebrae no estado, Fabiana Zin. No segundo momento, o empreendedor será treinado para realizar o gerenciamento completo dos processos produtivos, tais como Controles de Produção, Calendário e Cardápio e Análise das perdas e sobras. “Estamos com uma participação recorde de empresas nesta capacitação, o que demonstra o interesse do setor em crescer e prestar um serviço ainda mais qualificado aos consumidores da região Serrana”, avalia Fabiana.
A empresa Degustare, fundada em 2001 na cidade de Caxias do Sul, é um bom exemplo de como as padarias mudaram. Além de pão, bolos e doces, oferece ainda almoço aos seus clientes. Segundo uma das proprietárias do estabelecimento, Gislaine Magali Rodrigues, com a orientação recebida no projeto do Sebrae foi possível ampliar o espaço físico e a produção da padaria em 40%. “Em dez anos de empresa, temos participado com frequência das iniciativas do Sebrae na região e essa experiência tem trazido muitos benefícios. A expectativa para este ano é de muito trabalho”, comenta. A Degustare conta com 16 funcionários que trabalham na produção, venda e tele-entrega. A empresa é certificada com o selo Ouro pelo PROPAN (comitê avaliador no ramo de panificação).
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o segmento, um dos maiores da indústria no país, é composto por mais de 63 mil panificadoras. Desse total, 96,3% são de micro e pequeno porte. Ainda de acordo com a Abip, as panificadoras atendem em média 40 milhões de clientes por dia (21,5% da população nacional) e geram 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão indiretos. Sua participação na indústria de produtos alimentares é de 36,2% e representa 7% do total da indústria de transformação.
Consumo
Nos últimos anos, o consumo de pão no Brasil se manteve estável, uma média de 30 kg por pessoa ao ano. Em outros países, a quantidade consumida é bem maior, como no Uruguai (55kg), na Argentina (82,5kg) e no Chile (98kg). Em 2011, o faturamento das empresas de panificação aumentou 12%. É o quinto ano consecutivo de alta nos lucros do setor. O resultado é positivo, mesmo estando um pouco abaixo do crescimento de 2010 (13,7%). O lucro das padarias ficou em R$ 63 bilhões no ano passado, enquanto que em 2010 ficou em R$ 56,30 bilhões.
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