X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Padarias da Serra gaúcha profissionalizam gestão


Porto Alegre – Nada menos do que 40 milhões de brasileiros frequentam diariamente as padarias para comprar um dos produtos mais consumidos no mundo todo: o pão. Com base nesse dado, é de se esperar que abrir um negócio no ramo é uma atividade recomendada e lucrativa. Entretanto, o que se verifica hoje é que até mesmo as tradicionais padarias tiveram que diversificar suas vendas e passaram a trabalhar também com outros produtos, além de pães. De olho no mercado, 42 empreendedores das cidades gaúchas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Guaporé estão empenhados em buscar capacitação através do projeto Desenvolver a Cadeia da Panificação e Confeitaria na Serra Gaúcha, implemenado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul.

Até o final do ano, os empreendedores participarão de workshops, cursos, seminários, rodadas de negócios e missões a feiras como a Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (Fipan) e a Minas Pão.

Uma das ações que fazem parte do cronograma para 2012 é o programa Novos Rumos para seu Negócio, que começou em abril e deverá terminar em junho. Elaborado pelo Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC), o primeiro módulo abrange 16 horas de capacitação e oito horas de consultoria. A segunda etapa, com um total de 16 horas, trata da Gestão da Produção. “O objetivo é sensibilizar o panificador para a profissionalização de seus processos, despertando seu interesse para novas tecnologias e conceitos de produção”, acrescenta o presidente do Sebrae no estado, Vitor Augusto Koch.

No primeiro módulo, por exemplo, o curso leva o panificador a planejar seu futuro com foco nas tendências do setor. “A consultoria os auxilia a fazer um planejamento para os próximos dez anos”, acrescenta a gestora do projeto do Sebrae no estado, Fabiana Zin. No segundo momento, o empreendedor será treinado para realizar o gerenciamento completo dos processos produtivos, tais como Controles de Produção, Calendário e Cardápio e Análise das perdas e sobras. “Estamos com uma participação recorde de empresas nesta capacitação, o que demonstra o interesse do setor em crescer e prestar um serviço ainda mais qualificado aos consumidores da região Serrana”, avalia Fabiana.

A empresa Degustare, fundada em 2001 na cidade de Caxias do Sul, é um bom exemplo de como as padarias mudaram. Além de pão, bolos e doces, oferece ainda almoço aos seus clientes. Segundo uma das proprietárias do estabelecimento, Gislaine Magali Rodrigues, com a orientação recebida no projeto do Sebrae foi possível ampliar o espaço físico e a produção da padaria em 40%. “Em dez anos de empresa, temos participado com frequência das iniciativas do Sebrae na região e essa experiência tem trazido muitos benefícios. A expectativa para este ano é de muito trabalho”, comenta. A Degustare conta com 16 funcionários que trabalham na produção, venda e tele-entrega. A empresa é certificada com o selo Ouro pelo PROPAN (comitê avaliador no ramo de panificação).

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), o segmento, um dos maiores da indústria no país, é composto por mais de 63 mil panificadoras. Desse total, 96,3% são de micro e pequeno porte. Ainda de acordo com a Abip, as panificadoras atendem em média 40 milhões de clientes por dia (21,5% da população nacional) e geram 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão indiretos. Sua participação na indústria de produtos alimentares é de 36,2% e representa 7% do total da indústria de transformação.

Consumo

Nos últimos anos, o consumo de pão no Brasil se manteve estável, uma média de 30 kg por pessoa ao ano. Em outros países, a quantidade consumida é bem maior, como no Uruguai (55kg), na Argentina (82,5kg) e no Chile (98kg). Em 2011, o faturamento das empresas de panificação aumentou 12%. É o quinto ano consecutivo de alta nos lucros do setor. O resultado é  positivo, mesmo estando um pouco abaixo do crescimento de 2010 (13,7%). O lucro das padarias ficou em R$ 63 bilhões no ano passado, enquanto que em 2010 ficou em R$ 56,30 bilhões.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do Sebrae/RS
Telefones: (51) 3216.5165, (51) 3216.5182 ou (51) 9955.8192
Central de Relacionamento ao Cliente: 0800 570 0800
Twitter: @sebraers
Facebook: Sebrae RS (Oficial)

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot