X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Pais capacita produtores para gerenciar negócios


Maceió – Produtores do município de Pão de Açúcar (AL) que utilizam a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) participaram do curso Ganhe dinheiro com o Pais. Ao todo, foram 32 horas de capacitação presencial, encerrada nesta sexta-feira (14).

Segundo Carolina Ávila, analista de Atendimento Coletivo Agronégocios do Sebrae em Alagoas, a capacitação ainda é um programa-piloto, criado a partir das dificuldades enfrentadas pelos produtores, especialmente com relação à comercialização, gestão da produção e organização.

“O curso é uma inovação a partir de uma necessidade. Nós avaliamos as principais dificuldades dos produtores e buscamos soluções, pois não adianta apenas implantar o Pais, precisamos também ensiná-los a gerenciar os negócios. Eles precisam aprender os princípios da comercialização para poderem vender em feiras livres e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por exemplo”, destacou.
 
A Produção Agroecológica Integrada e Sustentável é uma tecnologia social desenvolvida por meio de uma parceria entre Sebrae, Fundação Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional. A iniciativa foi inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente.

O município de Pão de Açúcar conta com 26 unidades instaladas, que usam técnicas simples, já conhecidas por muitas comunidades rurais. Respeitam o modelo que reduz a dependência de insumos vindos de fora da propriedade; diversifica a produção; utiliza com eficiência e racionalização os recursos hídricos; alcança a sustentabilidade em pequenas propriedades; e produz em harmonia com os recursos naturais.

Cada produtor que tem uma unidade Pais instalada na sua propriedade recebe um kit contendo equipamentos para irrigação, telas, arames, mudas de hortaliças, dez galinhas e um galo, além das orientações técnicas necessárias para o manejo da tecnologia. A instalação funciona com um galinheiro no centro, uma horta ao redor e um quintal agroecológico, tudo movido por um sistema de irrigação por gotejamento, que economiza água, preserva o solo, o meio ambiente e a saúde dos consumidores.

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot