X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Palestra orienta pequeno negócio a vender para o governo


João Pessoa – Cerca de 1,5 mil licitações públicas por ano são abertas em prefeituras, governos estadual e federal na região de Campina Grande (PB), segundo o especialista em nova política nacional de compras governamentais, Elton John da Costa. Nesta segunda-feira (23), ele estará no município para dar continuidade ao Ciclo de Palestras Fomenta, que difunde o tema Compras governamentais – uma nova oportunidade de negócios para MPE.

A palestra de Elton Costa ensinará aos empresários como concorrer nas aquisições de até R$ 80 mil, conforme consta na Lei Geral da Micro e Pequenas Empresa (MPE). Ele explica que cada concorrente pode lucrar até 35% desse valor. As cidades de Guarabira, no Brejo, e Araruna, no Curimataú, já promoveram o Ciclo de Palestra.

De 24 a 27 de julho, Patos, Pombal e Sousa, no Sertão da Paraíba, e Monteiro, no Cariri, receberão a palestra O que preciso fazer para participar de uma licitação?. Elton orientará as MPE da Paraíba que desejam vender ou ampliar suas vendas para o governo, através dos seus órgãos representativos, fundações e autarquias.

“Também existem as licitações de grandes empresas privadas, como Coteminas, São Paulo Alpargatas, TESS, entre outras”, afirma Elton Costa. Ele acredita que os ganhos em uma licitação são relativos. “Como a maioria das licitações está sendo realizada na forma de pregão, vence a empresa que oferece menor preço. No entanto, em geral, o lucro nessas licitações varia de 20% a 35%. Mas, existem outros segmentos que podem deixar uma margem menor ou maior”.

Para Germana Espínola Brito, da Unidade de Atendimento Individual (UAI) do Sebrae em João Pessoa, o objetivo do Ciclo é levar ao conhecimento do empresário um novo mercado. A norma também garante preferência pelas MPE em caso de empate com outra empresa de maior porte. “Comprar localmente é estratégico porque os recursos circulam na região. Gera mais emprego e mais renda”, lembra.

Em novembro haverá o primeiro Fomenta na Paraíba, resultado da parceria entre o governo federal, através da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento e o Sebrae. Tem como objetivo criar condições para ampliar a participação das MPE nas compras públicas. “O evento divulga e esclarece sobre procedimentos e exigências dos compradores públicos e seus processos de aquisição de bens e serviços”, enfatiza Germana.

Na programação do Fomenta, haverá painéis de oportunidades, rodada de negócios, além de oficinas de capacitação e seminários temáticos, com palestras de especialistas sobre a nova política nacional de compras do estado.

Serviço:
Palestra “Compras governamentais – uma nova oportunidade de negócios para MPE”
23 de julho, às 19h
Auditório do Sebrae em Campina Grande, bairro do Catolé

Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot